Previous slide
Next slide

Após vários modelos de gestão, Hospital Municipal de Foz será inaugurado

Previous slide
Next slide

Foto: Divulgação
As obras estão aceleradas para garantir inauguração no dia 10 de junho

No aniversário de 97 anos de Foz do Iguaçu o Hospital Municipal deverá ser finalmente inaugurado. Atualmente o HM é administrado por uma Organização Social (OS), mesmo após uma Fundação ser aprovada pelo legislativo e pelo Conselho Municipal de Saúde, mas já passou por vários modelos de gestão e escândalos administrativos.

A informação da inauguração oficial do HM foi confirmada pelo gabinete da prefeitura e deverá acontecer após o desfile de aniversário de 97 anos do município. Segundo assessoria do executivo faltam alguns detalhes para ser finalizados, mas a cerimônia já está marcada e o ritmo de trabalho da obra está acelerado para concluir todas as etapas.

O maior espaço público de saúde de Foz do Iguaçu já foi palco de várias cerimônias de inauguração, porém de acordo com informações da prefeitura nunca foi entregue totalmente. “Alas e novos equipamentos foram inaugurados, mas o Hospital nunca foi oficialmente entregue”, garante assessoria.

Contatada pela redação do Clickfoz, o setor de comunicação da OS Pró Saúde disse que parte da construção está finalizada, ainda faltam os leitos do segundo andar e as obras do térreo estão inacabadas. A OS completou um ano na frente da administração do HM no dia 19 de abril.

Irregularidades – A administração do Hospital Municipal por uma Organização Social sempre foi motivo de desconfiança do Conselho Municipal de Saúde (COMUS), órgão responsável pela fiscalização dos atos do Executivo na área da saúde. O COMUS não reconhece este modelo de gestão e o presidente do Conselho, Ricardo Foster, diz que recebe poucas informações sobre o HM, pois esta forma de administração foi julgado à revelia do COMUS. Uma das irregularidades já apontadas pelo Conselho foram contratações que não estavam sendo debitadas na folha de pagamento, esta denuncia foi alvo de auditoria do Tribunal de Contas da União.

Histórico – Desde o início da construção, após o fechamento da Santa Casa, o Hospital Municipal de Foz do Iguaçu já foi administrado por quatro grupos. Primeiramente a FUNPEA, que foi retirada do cargo por acusações de que a entidade não tinha conhecimento na área hospitalar, depois o poder Executivo escolheu a Fundação Villela Batista, que também foi alvo de denúncias dos usuários. Após a saída da Fundação Villela Batista o HM passou um período sendo administrado pela prefeitura, enquanto um projeto de lei, que instituísse a Fundação Hospital Municipal correu no Legislativo. E em 19 de abril, a Organização Social Pró-Saúde, por meio de uma licitação no final de fevereiro, ganhou a gerencia do principal estabelecimento público de saúde da cidade.

Previous slide
Next slide