Previous slide
Next slide

Casa do Teatro inicia inscrições para oficinas artísticas

Previous slide
Next slide
Teatro, ballet, street dance, jazz, violão e musicalização infantil. Crianças, adolescentes, jovens e adultos já podem participar dos cursos oferecidos pela Casa do Teatro, que acaba de iniciar o período de inscrição. Os cursos são realizados no Teatro Barracão, equipamento público de teatro instalado na Praça da Bíblia, próximo a duas grandes regiões populacionais da cidade, entre os bairros Conjunto Libra e Jardim São Paulo.

Fotos: Assessoria Teatro Barracão
Apresentação de ballet clássico apresenta o resultado das oficinas

 

As oficinas, que terão início no próximo dia 07 de fevereiro, são distribuídas em horários variados e são realizadas por um grupo de arte-educadores e artistas treinados, com experiência em cada área de atuação, acompanhado por uma equipe pedagógica que orienta todas as etapas das atividades. Cada curso acontece duas vezes por semana, com aulas de uma hora de duração, divididas em faixas etárias e níveis de desenvolvimento de cada aluno.
 
A metodologia utilizada estimula o potencial criativo dos participantes das oficinas em um ambiente de interação permanente, oferece técnicas e habilidades artísticas e, no final de cada semestre, são organizadas montagens de espetáculos onde os artistas apresentam os resultados do trabalho de forma coletiva.
 
Conforme explica Arinha Rocha, atriz e diretora da Casa do Teatro, a instituição tem apostado no processo de formação cultural, desde o ano 2000, principalmente, por meio de oficinas. Para isso, além do teatro, a entidade passou a adotar diferentes linguagens expressivas, como a dança, a cultura hip hop e a música. “Acreditamos na conexão entre as formas artísticas como meio de desencadear processos. Ao final de cada etapa formativa, promovemos a celebração da arte, onde teatro, música e dança dialogam entre si, valorizando ainda mais as formas de expressão”, reflete Arinha. 

 
Oficina de street dance reúne a ginga da cultura hip hop

A partir do segundo semestre do ano de 2010, os cursos passaram a ser oferecidos no Teatro Barracão, através de parceria entre a Casa do Teatro e a Fundação Cultural, onde a instituição não governamental assumiu a gestão cultural do teatro. Com isso, além das oficinas, a associação é responsável pela utilização do espaço por outros grupos culturais da comunidade, além de desenvolver uma agenda de apresentações no local. 
 

A bailarina Michelle de Oliveira integra a equipe da Casa do Teatro, sendo responsável por turmas de ballet clássico e jazz. Professora há mais de oito anos e moradora do bairro Campos do Iguaçu, na região do Teatro Barracão, a artista se entusiasma com a utilização do teatro. “É o meu sonho dar aula aqui, onde comecei a minha formação em ballet, em meados de 1990. Agora, como professora, estou podendo repassar para outras pessoas o que aprendi”, conta Michelle.  “No ano passado, quando começamos com as oficinas, a aceitação foi muito grande e acreditamos que a participação da comunidade será ainda maior”, prevê a professora de ballet.
 
Sobre a entidade – A Casa do Teatro é uma ONG sem finalidades lucrativas, formada no ano de 1992. É selecionada com Ponto de Cultura por meio do Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura. Em parceria com a Itaipu Binacional, realiza o projeto Plugado!, voltado à formação de agentes culturais em comunidades populares e escolas da rede pública de ensino, com ênfase na promoção da cultura de paz. A entidade possui Declaração de Utilidade Pública Municipal, integra o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes, o Fórum Paranaense dos Pontos de Cultura e a Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente, colegiado de organizações formado pela Itaipu Binacional, com o objetivo de unificar políticas e programas em favor da infância e da juventude. 
 
Serviço
 
Casa do Teatro – Teatro Barracão
Onde: Avenida República Argentina, 4331, Praça da Bíblia – Jardim São Paulo
Contato: 45.3572-1473 e casadoteatrofoz@hotmail.com
Atendimento ao público das 09 às 12 e das 14 às 18 horas.
Previous slide
Next slide