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Como será a Internet iguaçuense em 2012?

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2011 foi um ano de crescimento na área da internet em Foz do Iguaçu, muitos empresários entenderam a importância de anunciar e investir na rede mundial de computadores e os publicitários estão cada vez mais apresentando as redes sociais e veículos de comunicação ligados à internet para seus clientes.

Neste ano, tivemos em Foz do Iguaçu uma movimentação muito grande na Social Media. Eventos como o #BlogTurFoz, que reuniu vários blogueiros de turismo na cidade, garantiu o assunto mais comentado no Twitter em dois momentos. Outro sucesso foi o Encontro Mundial de Blogueiros Progressistas, que também parou a internet nacional durante 3 dias.

Para discutir estes e outros momentos que vivemos em 2011 e também dar apostas para como será 2012 em Foz do Iguaçu, convidamos vários profissionais que se destacaram nesta área. Cada um deles forneceu a sua visão do que será relevante no próximo ano. Confira:

 


 

 

 

Flavia Vianna – Diretora de Criação e Conteúdo | Trafor

O ano de 2011 na web foi marcado por uma proliferação de métricas e ferramentas que passaram a nos permitir mensurar a real influência das identidades digitais dos profissionais do mercado e a efetividade das campanhas lançadas em relação ao retorno delas para as marcas anunciantes.

Acho isso de extrema importância. Como tudo neste mundo digital é muito novo e muda com uma velocidade incrível, o próprio mercado está amadurecendo e passou a arranjar formas de analisar o real potencial em branding e personal web influence. As moedas são pautadas no que temos de mais valor – ou, melhor dizendo, no que o mundo valoriza mais atualmente: qualidade da informação compartilhada, engajamento, influência sobre terceiros e interatividade.

Para o mercado de Foz, não foi e nem vai ser diferente em 2012. Claro, guardando as devidas proporções em relação a realidade dos grandes centros, em uma escala reduzida. Mas as moedas vão continuar as mesmas e acredito que as ferramentas de mercado vão se proliferar ainda mais. Ganha quem estiver mais sintonizado com estas tendências.

Hoje, já temos personalidades digitais em Foz do Iguaçu com um perfil no Klout que não deixa nada a desejar em nível de relevância a perfis do eixo Rio- São Paulo. Mas ainda acho complicado avaliar influências regionais em um mercado onde não existem barreiras geográficas, como é o caso das estratégias e construções de personalidades digitais. No caso de pessoas físicas, os perfis não são necessariamente criados ou percebidos como regionais. Já no caso de marcas, é preciso avaliar o desempenho pela métrica do resultado dentro dos públicos alvo definidos nos objetivos iniciais do planner, sejam eles regionais ou não.

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Rodrigo Chibiaqui – Assistente de Marketing Digital @ Complexo Turístico Itaipu

Quem estiver lendo essa matéria em um tablet ou celular certamente aposta suas fichas no mesmo jogo que eu: o mobile. Acredito que a tendência (e desafio) é a adaptação do conteúdo e de sua apresentação para os diversos dispositivos.

A necessidade de quem está sentado no PC é bem diferente daquela de quem está navegando no celular. Além de ajustar o conteúdo para diferentes aparelhos, teremos que adaptá-lo de acordo a situação, baseando-se na hora e local onde o usuário se encontra, a fim de otimizar sua experiência.

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Poliana Corrêa – Social Media Clickfoz

2011 foi um ano de muitas mudanças nas redes sociais, usuários “migrando” e se aventurando nesses novos e “democráticos” espaços de socialização virtual. Muitas empresas atentaram-se da importância das redes sociais para negócios e buscam aproximação com seus clientes.

Surgiram novas ferramentas de otimização de perfis e que facilitam a vida dos Social Medias de plantão #todosagradecem . Em 2012 espero que haja um “amadurecimento” na utilização da redes sociais e vou tentar entender e desvendar o Klout.

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Debora Teixeira – Coordenadora de Mídias e Conteúdo | IguWeb

Em 2012, acho que ocorrerá verdadeiramente um maior amadurecimento no uso das mídias sociais na promoção de serviços e produtos, não apenas como mais outro canal de divulgação, mas como um meio mais amadurecido de conversação e mediação entre os lados “marca” e “público”.

O uso das mídas terá cada vez mais um fator social de integração, na reclamação sobre a péssima estrutura que temos do transporte em Foz do Iguaçu até as queixas mais comuns sobre cidadania. A voz de quem reclama na rede é replicada, multiplicada em outras inúmeras vozes (com a ajuda dos amigos), então, é necessário saber tirar cada vez maior proveito para que se faça ruído nos ouvidos dos políticos e autoridades.

Precisamos de mais interação entre os iguaçuenses para divulgar a cidade na rede, no papo, e replicar as belezas e culturas locais.

Para os que trabalham diretamente com social media, o amadurecimento da interação e audiência que existe na rede, com o uso do Klout e outras ferramentas semelhantes e, quem sabe, a consolidação do uso do Google + na rede como produto de alto valor com seus outros produtos: Gmail, Docs, Reader, ou seja, o mundo de infinitas possibilidades da Google empurrando a relevância para um lugar cada vez mais alto e difícil de ser alcançado.

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Pollyanna Marchiotti – Social Media Uniamérica

Acredito que 2012 será o ano em que passaremos pela profissionalização do Social Media. O entendimento sobre quem somos e o que fazemos dentro de uma empresa ainda é muito falho. As empresas vão passar a enxergar a comunicação como investimento, não gasto. Pois a tendência é clara, as ferramentas on-line só vão crescer, possibilitando e facilitando sempre a relação empresa/cliente. Com isso é fundamental entender que não basta criar perfis, é necessário um Social Media para dedicar-se ao monitoramento, alimentá-las com conteúdos relevantes, medir resultados e interagir. Por isso tenho a expectativa que 2012 as pessoas compreendam a importância desse profissional.

Em 2011 aceitei o desafio de trabalhar como Social Media na Faculdade Uniamérica e percebi que muitas empresas apostaram nisso, mesmo muitas sendo de forma equivocada. Como ainda trata-se de uma novidade, temos muito a crescer e vou continuar apostando e aguardando por essa ascensão.

Facebook: https://www.facebook.com/pollyannamarchiotti
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YouTube: http://www.youtube.com/user/pollymarchiotti

 


 

 

Marcelo Valente – Empresário

Em 2011 não foi diferente dos últimos anos. Nós, simples mortais, continuamos loucamente correndo atrás das inovações tecnológicas. Quanto mais corremos para ficar atualizados, mais nos distanciamos do convívio social. Relacionamos-nos, consumimos, aprendemos, trabalhamos cada vez mais pelas ferramentas sociais através da Internet. Quando isto era restrito a uma geração mais recente, o impacto social era menor. Hoje, várias gerações não sabem conviver sem a tecnologia plena em suas vidas. Se alastrou para bilhões de pessoas no mundo. Há uma sociedade totalmente conectada. Somos avatares, somos atendidos por máquinas, compramos de robôs, conhecemos o mundo sem sair de casa, conhecemos pessoas do mundo inteiro, mas não sabemos o nome do vizinho. Perdemos a capacidade de interagir com o semelhante, mas não perdemos a capacidade humana de auto reiventar-se.

Minha aposta para 2012 é que todos nós buscaremos mais o homem. Não deixaremos de lado as conquistas tecnológicas maravilhosas. A presença de máquinas crescerá, mas virá junto a humanização. Um retorno ao ideal humanista ocorrerá em breve. Não virá máquinas com sentimentos emocionais de humanos, e sim máquinas acompanhadas com a presença do homem.

Veremos um renascimento nos modelos de negócios. Na nosssa empresa é um pequeno exemplo disto, usamos a tecnologia para melhorar a vida dos turistas, mas em todas as etapas desde a consulta, passando pela compra a efetiva entrega dos serviços, temos um loumariano de carne e osso acompanhando isto. Muito mais fácil e econômico se optássemos apenas por máquinas, como fazem inúmeros concorrentes com presença mundial, mas combatemos esta cultura tecnológica exacerbada, colocando o ser humano em primeiro lugar. Humanizamos a tecnologia dia-a-dia, porque assim aprendemos desde o início e aliamos isto ao atendimento pela Internet. Vejo dificuldades para as empresas que não perceberam isto ainda e 2012 será o início de um grande divisor de águas.

Twitter: https://twitter.com/#!/valentefoz
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Kaka Souza – blogueiro

2011 foi um ano fantástico para a Social Media em nossa região, sediar eventos como o #BlogTourFoz (voltado ao Turismo) e o #BlogMundoFoz (encontro mundial de Blogueiros) além de unir a Social Media local, introduziram e consolidaram a cidade de Foz do Iguaçu como destino para eventos tecnológicos.
Para 2012 aposto no fortalecimento da Social Media local e do destino para sediar novos e grandes eventos tecnológicos. Sediar a Campus Party ou quem sabe a LinuxCon BR?

O tempo dirá…

Twitter: https://twitter.com/kakasp
Blog: http://kakasp.wordpress.com/

 


 

 

Luiz Henrique Dias – Dramaturgo e blogueiro

Meus caros, estou tão acostumado, que vou escrever por tuitadas, ok?

Se 2011 foi um ano de conquistarmos espaços na internet, principalmente com a consolidação das mídias sociais na distribuição de conteúdo, 2012 será o ano de aprimorarmos seus usos. 2012 será o ano do conteúdo.

Explico: há alguns meses, a regra era "você precisa fazer um twitter e um facebook". Agora a regra é "você tem que ser mais cauteloso nas postagens".

Antes, ganhava a empresa (ou o indivíduo) que entrava nas redes. Hoje, ganha, aquele que consegue crescer nelas com qualidade.

Postar bem, seguir as contas certas e ser seguido por quem, além de consumir o conteúdo, o multiplica.

Hoje a mídia social é utilizada em tempo real, com a universalização dos dispositivo móveis. 2011 ficou para trás com uma velocidade assustadora. E vem 2012, já chegando antes mesmo de chegar!

2012 será um ano de grandes discussões virtuais sobre assuntos reais e em tempo real!

2012 será um ano de acirrados debates eleitorais via mídias sociais.

2012 será um ano de muita tecnologia para todos os lados!

2012 será o início do fim do uso do email, acreditem!

Mas, eu espero, que 2012 vá além.

Que nossos amigos virtuais virem amigos reais.

Que a gente se encontre, mais ainda que em 2011, pra debater, trocar experiências, nos abraçarmos.
Que, em 2012, nós sejamos felizes. E isso – a felicidade – se discute nas mídias sociais, mas só se tem, fora delas.

Twitter: http://twitter.com/luizhdias
Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100000860037761&ref=ts
Site: https://luizhenriquedias.com.br

 


 

 

Jacqueline Tatiane Pereira (@nerdeliciouss) – Produtora de conteúdo e tuiteira

2012 tem tudo pra continuar com o crescimento dos blogs e pessoas por trás de conteúdos originais, sejam eles textuais, imagens, vídeos ou artísticos.

A explosão de ragecomics facilitou a expressão de sentimentos de muitas pessoas nas redes tende a continuar, uma vez que atingiu um público mais participativo.

A tendência é aprimorar as técnicas de mensuração para agências e marcas.

As principais redes: LinkedIn, agora com escritório no Brasil. Melhorará as experiências dos usuários no mundo corporativo.

Facebook, consolidou-se ao público o que possibilitará muito mais experiências entre usuários x marcas.

Para blogs o ideal é que manter o diferencial, mas isso não é novidade.

É importante ressaltar que as empresas devem manter os perfis profissionais sem apelar para interações sem sentido, independente do meio de comunicação.

Twitter: https://twitter.com/#!/nerdeliciouss
Facebook: https://www.facebook.com/jacquetp
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Site: http://nerdeliciouss.com/

 

 


 

 

Neronte Junior – Publicitário

Para falar sobre minhas apostas para 2012 no cenário web-iguaçuense, precisaria de várias páginas e vários aspectos a citar e, mesmo assim, não estaria completo, devido à tamanha diversidade que este “mundo” nos traz. Assim sendo, separei dois focos para abordar e apostar:

1) Amadurecimento do usuário

O internauta iguaçuense está cada vez mais “maduro” e continuará rumando para este caminho.
No ano de 2011 nós – eu, como internauta iguaçuense – ficamos mais atentos para as ações online que nos trouxeram benefícios reais – Ex. Compras coletivas, promoções relâmpagos, etc.

Nós opinamos e trocamos experiências de situações locais, que foram debatidas em redes sociais, fóruns, twitadas, etc. – Ex.: O vote cataratas ou a resposta do Superintendente de Comunicação da ITAIPU, Gilmar Piolla, à matéria publicada na Veja, entre outros assuntos.

Claro, o “besteirol” e a orkutilização das redes sociais sempre existirá, mas já é algo, já vale destacar o pouco do “bom” que rolou.

Com base nesses pontos e tantos outros que surgiram neste ano, acredito que 2012 o amadurecimento do internauta “local” será realidade, estaremos cada vez mais atentos e críticos face ao conteúdo / assunto que circula tanto por aqui, quanto por lá – o mundo off-line-físico.

2) Amadurecimento das empresas

O investimento das empresas locais na web sempre foi muito artificial – exceto quando falamos em turismo, que sempre manteve a web como uma das frentes no planejamento de mídia.

Em 2011, as mídias sociais deixaram de ser apenas um ambiente para “pessoas físicas” e foram invadidas por “pessoas jurídicas” – Tudo bem que 88% destas empresas não sabem utilizar a mídia social como ferramenta de mídia. Mas o ingresso nessas redes sociais já é foi um passo dado para profissionalizar “a coisa”.

As empresas não estão mais limitando-se apenas em sites institucionais e perfil no Orkut, foram além: Link building, SEO, SEM, SERP, entre outros termos, estão surgindo no vocabulário das empresas, em pequena escala, por enquanto. Mas acredito que tornarão mais comuns em 2012.

Facebook: facebook.com/neronte.jr
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André Crevilaro – Publicitário e produtor de conteúdo web

Certamente o que ficará na memória das pessoas que trabalham com web em Foz do Iguaçu é a importância do que a internet está significando no dia-a-dia dos cidadãos em geral.

Assim como em nível nacional grande parte do empresariado, instituições e outras organizações já sabem o quanto é importante manter uma presença online com qualidade e respeito. Mas ainda é preciso muita coisa para poder chegar num patamar mais elevado e isso começa com a Educação.

É necessário que todos os envolvidos na área possam estar dispostos a ensinar os jovens a melhorarem o mercado e não simplesmente limar a juventude de poder trabalhar e espalhar a consciência da conectividade em nossa cidade. O PTI na parte de Tecnologia da Informação precisa entrar e se inserir no cotidiano das pessoas que trabalham em nossa região possibilitando novos conhecimentos para a população em geral sobre esta nova e surpreendente área. O PTI é o nosso vale do silício e temos que ter orgulho do trabalho que está sendo realizado por lá, mas apenas quem tem contato com esse mundo sabe o que está ocorrendo e assim milhares de jovens de Foz (e Brasil) gastam o seu tempo na internet sem produzir algo de bom e é essa massa que deve ser recrutada para poder fazer de Foz além de cidade turística, ser voltada para a tecnologia e informação.

Os empresários deverão saber que é extremamente necessário contratar PROFISSIONAIS para gerirem seus negócios através da Web e quem não o fizer estará fadado ao esquecimento, pois maioria dos clientes busca informações na internet e isso não estão restritos apenas nas classes altas, todos já o fazem e a tendência é aumentar este ritmo. Portanto no mercado web de Foz é preciso profissionalizar, trazer conhecimentos e interesses de grandes empresas como Google ou Microsoft para eventos como o Latinoware e criar outros no segmento. Temos uma grande responsabilidade e a história está começando a ser escrita e vai depender de pessoas que livrem o seu ego para contribuir e COMPARTILHAR as ideias de um novo futuro.

Seja bem-vindo!

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Site: http://corporacaoideias.com.br
Twitter: http://twitter.com/crevilaro

 


 

 

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