Search

Criada Comissão de Desenvolvimento na Fronteira

Com a presença da representante do Ministério da Integração Nacional, Claudia Cybelle, do vice-prefeito Chico Brasileiro, secretário de Assuntos Internacionais Sérgio Lobato, Ministro chefe do Itamarati/EREPAR, Sérgio Coury e demais autoridades foi realizado hoje pela manhã o Quinto Encontro Internacional para Assuntos de Fronteira.

Durante o evento foi criado um grupo para trabalhar as questões de integração fronteiriça, com objetivo de apresentar propostas para a atuação integrada dos governos federal, estadual e municipal, na promoção desta integração. Do encontro também saíram diretrizes nesse sentido, que integram o documento ‘Propostas de Desenvolvimento Internacional na Faixa de Fronteira’.

“Trabalhamos com três eixos: desenvolvimento econômico e fortalecimento institucional; desenvolvimento social na fronteira que envolve saúde, educação, migração e infraestrutura de transporte e trafego da faixa de fronteira”, explicou Cláudia. A proposta resultou na formação da Comissão Permanente de Desenvolvimento e Integração na Faixa de Fronteira. Também foram criados núcleos regionais, que deverão catalisar todas as demandas e problemáticas e propostas de solução, na faixa de fronteira, e levarão para a comissão, cujo papel é deliberar sobre os assuntos.

Entre as considerações feitas pelos participantes, o vice-prefeito defendeu a ideia da especificidade da tríplice fronteira. “Nossa defesa não é só favor de Foz. Mas desta grande região que representa o estado do Paraná, até o início dos estados de Mato Grosso e também de Santa Catarina. Para que possamos ter esse eixo trabalhado. Em razão de que a região tem características muito específicas. A região do Lago de Itaipu que tem cerca de 200 quilômetros, os municípios lindeiros que têm realidades muito próprias. Acredito que se trabalharmos com este núcleo regional, será um grande passo. Conjuntamente com o comprometimento dos três níveis de governo e também dos setores envolvidos”, avaliou Brasileiro.

O vice-prefeito Chico Brasileiro, foi escolhido como interlocutor representando a esfera municipal, na Comissão Permanente de Desenvolvimento e Integração na Faixa de Fronteira. Representando a esfera federal, o assessor especial de gabinete da Itaipu Binacional, Joel de Lima, e na esfera estadual, o ministro Sérgio Cury se comprometeu a levar a questão ao governador do Estado Beto Richa para uma definição.

No primeiro encontro já foram elencados temas que devem receber atenção do grupo recém-formado: a doação de veículos apreendidos pela Receita Federal do Brasil para o Paraguai e Argentina; a delimitação de um espaço sanitário regional na área de fronteira; o aproveitamento de recursos humanos na área de saúde entre os três países; a implantação de um hospital trinacional; a ampliação da rede de atenção básica, a aplicação de medidas integradas de combate à dengue; a defesa sanitária animal com legislação única na fronteira e a simplificação dos processos de exportação e importação entre os três países.