Previous slide
Next slide

Foz do Iguaçu será palco do Itaipu River Sup

Previous slide
Next slide
Alguns dos maiores nomes do Stand Up Paddle do Brasil se preparam para encarar o campeonato brasileiro de Sup River, ou Sup de Rio, evento que acontece de 30 de abril a 03 de maio, em Foz do Iguaçu. O palco escolhido para a disputa será o Canal Itaipu, única pista artificial de águas bravas do país, um cenário perfeito para a competição e para o desenvolvimento da modalidade no Brasil. Além de atletas renomados, a prova ainda quer revelar talentos do esporte. Para participar desse evento de alto nível, a chance é essa: As inscrições estão abertas pelo site www.sup.rivergamesbrasil.com.br.
 
Foto: Assessoria
Evento acontecerá entre 30 de abril a 03 de maio em Foz do Iguaçu

“A prova desse ano tem o objetivo de reunir os top atletas de todas as vertentes do Stand Up Paddle e os atletas da canoagem olímpica, (já que a sede da equipe brasileira de canoagem slalom é aqui em Foz do Iguaçu) para uma prova que exige todas as habilidades com a prancha e com o remo. Essa característica do river sup de integrar os talentos das diferentes modalidades nos permite dizer que essa é a prova que consagra o supista mais completo do país”, analisa Marcelo Penayo, Gerente de Comunicação do evento.

Em 2013, Foz do Iguaçu foi o palco do primeiro campeonato brasileiro de River Sup. O sucesso do evento entre os atletas, imprensa e mídias sociais fez com que o projeto ganhasse força. Entretanto, devido à crise hídrica, a prova não foi realizada em 2014.  Para 2015, os organizadores do evento almejam colocar o Itaipu RiverSup em um patamar ainda mais elevado.

“Apesar de ser uma febre na Europa e nos EUA, a categoria ainda é embrionária no Brasil. O trabalho que havíamos proposto com a organização do campeonato brasileiro em 2013, que tinha como maiores objetivos: o fomento e dar visibilidade para a modalidade, foi interrompido em 2014 com a crise hídrica que a região sudeste do país sofreu e que impactou no Lago de Itaipu levando a prova de 2014 a ser cancelada. Agora em 2015 retomamos os trabalhos com a realização deste segundo campeonato brasileiro, e com a confirmação da vinda dos campeões das principais categorias do ranking de 2014 já caminhamos em direção de que o evento seja um completo sucesso”, observa Marcelo Penayo.

Entre os atletas que disputarão o troféu de campeão nacional de Sup River em 2015, estão grandes nomes do esporte do Brasil. O atual detentor do título do evento e multicampeão de SUP e canoagem, Luis Carlos Guida, o “Animal” defenderá seu posto contra atletas especialistas em várias modalidades e de diferentes gerações do esporte. Entre os desafiantes os irmãos Caio e Ian Vaz, destaques no circuito mundial de SUP Waves; Paulão Reis, atual campeão brasileiro Race e Mataratona; Américo Pinheiro, atual campeão nacional da categoria Race 14 pés; Mário Cavaco, um dos expoentes de canoa havaiana do Brasil; Alessandro Matero, pioneiro do SUP no país e campeão do Battle of Paddles em 2013; André Torrely, especialista em águas bravas; Bezinho Otero, campeão carioca em 2012; Richaleston Alves, atleta da canoagem olímpica brasileira; Rafa Veloso, um dos protagonistas do programa 4 remos. Como convidado de honra do evento, o bicampeão mundial de surfe em ondas grandes, Carlos Burle. E esses são apenas alguns dos nomes que estarão no Itaipu River Sup  2015.

“A expectativa é muito grande, fiquei muito feliz com o convite e a confirmação do Itaipu River SUP. Gosto muito de corredeiras e já desço rios de caiaque e bote de rafting há mais de 15 anos, esta experiência anterior me ajudou muito na transição para o SUP. Já competi três vezes na pista de Itaipu, sendo duas delas no Rafting e a ultima Stand Up, o cenário é perfeito e permite uma boa descida, além de proporcionar um show a todos, já que o público pode acompanhar andando toda a descida pela lateral da pista" observa Luiz Carlos Guida.

Sobre a participação de atletas especialistas em outras modalidades, Luiz Carlos Guida afirma que o convite só traz benefícios para o esporte.“Acho esse intercâmbio muito interessante. Vai ser legal, já que todos são talentosos e sabem se virar em qualquer situação”, finaliza Luiz Carlos Guida, o “Animal”

A categoria feminina também terá espaço nas águas de Itaipu. A atleta do Guarujá Nicole Pacelli, atual campeã brasileira de Sup Wave e campeã mundial da mesma categoria, em 2013; Aline Adissaka, vice-campeã nacional da modalidade Wave; Barbara Brazil, tricampeã brasileira na Race e Lena Guimaraes, 2ª colocada no brasileiro de Race em 2014.

Entre corredeiras que figuram no rol das maravilhas naturais do planeta e cenários de tirar o fôlego, Foz do Iguaçu tem um enorme potencial para figurar entre os destinos mais procurados pelos amantes de esportes radicais. O Itaipu River SUP é apenas o primeiro evento do ano na região. No mês de outubro, Foz do Iguaçu será ainda o palco do campeonato mundial de Slack Line.

O Itaipu River Sup é uma realização da River Games Sports Businnes e da ADERE (Associação de Desenvolvimento de Esportes Radicais e Ecologia). O evento tem a chancela da Confederação Brasileira de Stand Up Paddle (CBSUP). Patrocinam este evento: Supflex, Cataratas do Iguaçu S.A  e Itaipu Binacional. 

 

Previous slide
Next slide