Previous slide
Next slide

Fundação Cultural desenvolve diversas ações voltadas à literatura

Previous slide
Next slide

 

Uma série de ações voltadas para a literatura estão sendo desenvolvidas pela Fundação Cultural, de acordo com o diretor de cultura, Juca Rodrigues, objetivo é fomentar durante o ano todo o Salão Internacional do Livro. Entre as principais atividades estão palestras e workshops direcionados.

 

De Caso Com A Palavra – O último projeto confirmado acontece nos dias 20 e 21 de agosto no auditório da Fundação Cultural, é o curso direcionado a atendentes de biblioteca, bibliotecários, contadores de história e outros mediadores de leitura. De Caso Com a Palavra é uma ação da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) em parceria com a Fundação Cultural. Além de Foz do Iguaçu, o programa irá atender outros 15 municípios.

 

Economia Criativa – Além do “De Caso Com a Palavra”, no dia 31 de julho acontecerá também no auditório da Fundação Cultural, a palestra “Economia Criativa”, seguida de workshop no dia 1º. A participação é livre, no primeiro dia a atividade começa às 19h e no segundo é das 9h às 17h.

 

Literatura Para Leigos – O professor Ildo Carbonera desenvolve junto à Fundação Cultural o projeto Literatura Para Leigos, cujo objetivo é conversar sobre literatura com as pessoas que frequentam a biblioteca. “Se chama literatura para leitos, porque ele tira a discussão que normalmente é feita só dentro das academias com mestres, doutores, e traz para as pessoas que simplesmente gostam de ler”, afirmou Rodrigues.

 

Um Escritor na Fronteira –  projeto desenvolvido pela Secretaria De Estado e Cultura junto com a Biblioteca Pública Municipal de Foz do Iguaçu e Itaipu Binacional. Objetivo é trazer grandes escritores para a Região Trinacional, para que desenvolvam atividades com as escolas e conversem com seus leitores.

 

O projeto inicia em agosto e trará um escritor por mês, Milton Atoun e Martha Medeiros já estão confirmados. “O Salão do Livro já está consolidado, mas é preciso ter ações que fomentem o evento o ano inteiro, a gente precisa discutir literatura”, disse Juca Rodrigues.

 

Núcleo de Dramaturgia – Outra atividade voltada à literatura é o Núcleo de Dramaturgia do SESI que acontece já há dois anos em Foz do Iguaçu em parceria com a Fundação Cultural. Uma turma terminou o primeiro módulo e ingressou no segundo, e em 2012 uma nova turma começou o curso.

Previous slide
Next slide