Previous slide
Next slide

Ignácio Loyola Brandão é presença confirmada no Salão Internacional do Livro

Previous slide
Next slide

Vencedor do Prêmio Jabuti 2008 como Melhor Livro de Ficção com a obra “O Menino que Vendia Palavras”, o escritor e jornalista Ignácio Loyola Brandão (foto) é um dos grandes nomes da literatura brasileira confirmados para participar do Salão Internacional do Livro de Foz do Iguaçu. O evento será realizado de 1 º a 10 de maio, na Rua Benjamin Constant, em frente à Fundação Cultural.

Especialista não apenas em livros infanto-juvenis, mas também em romances, contos, crônicas e biografias, além de falar ao público sobre o título que lhe deu o Oscar da Literatura no ano passado, Loyola Brandão combinando a beleza sonora das palavras com o elogio à literatura revelará os segredos de como desenvolver um biografia. O escritor foi convidado para escrever sobre a vida da ex-primeira dama do Brasil, Ruth Cardoso. 

Loyola Brandão começou sua carreira literária em 1965, com o lançamento do livro de contos “Depois do Sol”, e hoje é autor de mais de 30 títulos. Entre eles está “A Saga de um Campeão”, publicado em 1996, sobre o São Paulo F.C.;  “Zero”, em 1975, também em versão italiana e, “O segredo da nuvem”, em 2006.    Segundo Sueli Brandão, presidente do Instituto da Cultura, Educação, Esporte e Turismo, contar com a presença de um autor como Ignácio Loyola Brandão no Salão do Livro é uma consagração para o evento. Pois, conforme pontua, é um dos maiores nomes da literatura brasileira. Prova disso são as mais de 30 publicações. “Para aproveitar à presença dele, faremos dois encontros. Um para adultos e outro destinado às crianças”, diz.

A obra – “O menino que Vendia Palavras”, obra  tema da palestra de Ignácio Loyola Brandão conta a história de um menino orgulhoso de seu pai, um homem culto, inteligente e que conhece as palavras como ninguém. Não existe termo do qual o pai dele não saiba o significado.

Ao perceber o interesse dos amigos em conhecer as palavras, o garoto resolve negociar as expressões. Ele troca informações por fotografias, sorvetes, picolé, doces, entre outros. Claro, sempre escondido do pai.

Aos poucos, descobre realmente o valor das palavras, não como moeda de troca, mas como é importante o conhecimento. Conseqüentemente aprende essas e outras lições valiosas. Entre elas, a importância da leitura, pois quanto mais palavras você conhece e usa, mais fácil e interessante fica a sua vida.

Salão do Livro –  Além de Ignácio Loyola Brandão, o Salão Internacional do Livro trará a Foz o jornalista e escritor Lira Neto, autor da obra “Maysa: Só numa multidão de amores”, na lista dos mais vendidos da Revista Veja, bem como as cantoras e compositoras Alice Ruiz e Alzira Espíndola. Elas farão uma aula-show reunindo música e literatura.  Outra estrela será Fabrício Carpinejar. Ele falará ao público sobre “Blog e Literatura”. O evento prestigiará também os escritores locais, entre eles Daniela Valiente e Jeane Hanauer.

Além das palestras com grandes nomes da literatura nacional e internacional, durante os 10 dias, haverá contação de histórias; lançamentos de publicações; sessão de autógrafos; exposição fotográfica; shows; peças teatrais; atividades educacionais e lúdicas, bem como a venda de livros com até 50% de desconto.

O Salão Internacional do Livro é uma realização do Instituto da Cultura, Educação, Esporte e Turismo e conta com o apoio da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu e da Itaipu Binacional.

Previous slide
Next slide