Previous slide
Next slide

‘Meu livro é a bandeira da esquerda’

Previous slide
Next slide

 

 

De longe uma das palestras mais esperadas do final de semana, Amaury Ribeiro Jr não desenvolveu o tema do seu livro da forma que o público imaginava. O escritor de A Privataria Tucana foi extremista a seu respeito e de sua obra. “Eles [membros do PSDB citados no livro] tentaram me derrubar, mas eu ganhei deles”, ou ainda “Meu livro é a bandeira da esquerda”.

 

Foto: Mariana Serafini
Amaury Ribeiro Jr. está respondendo a vários processos na justiça depois da publicação de seu livro, mas garante ter todas as denuncias documentadas com provas

 

A Privataria Tucana denuncia um grande esquema de corrupção que se passou no Brasil durante os oito anos de governo de Fernando Henrique Cardoso. De forma detalhada, Amaury Ribeiro Jr. conta como eram feitas as lavagens de dinheiro em paraísos fiscais, o esquema de privatização armado para vender as empresas telefônicas, e por fim o boicote de Rui Falcão – presidente nacional do PT – ao PT durante a campanha presidencial da presidenta Dilma Rousseff.

 

A palestra que deveria ter abordado o livro de forma clara e simples (assim com a linguagem usada na obra) acabou tomando outros rumos. Ribeiro Jr. se exaltou por várias vezes dizendo “A Veja é fascista”, “O Rui Falcão é um mentiroso”, “A mídia manipuladora e mentirosa”, sem contextualizar essas palavras de ordem.

 

Ainda assim, uma parcela do público gostou da atitude, outra, preferia ter assistido a uma palestra explicativa para poder elucidar questões a respeito do livro. Por vezes, Ribeiro Jr foi bem humorado e chegou a fazer piadas sobre o comportamento de membros do PSDB “eles fazem graduação em corrupção na PUC e depois vão fazer mestrado em lavagem de dinheiro em Harvard”, brincou.

 

Antes mesmo de começar a escrever o livro, Ribeiro Jr sofreu um atentado a vida em um bar nos arredores do Distrito Federal. Ele disse que depois da publicação não sofreu ameaças, mas sim, propostas de acordo. “Depois que lancei o livro o Rui Falcão veio me procurar pra fazer um acordo, mas ele é um mentiroso, eu tenho provas de tudo que escrevi”.

 

Foto: Divulgação
No dia do lançamento, A Privataria Tucana vendeu os 15 mil exemplares que haviam sido impressos

Sobre a obra – O livro é resultado de 12 anos de pesquisa e investigação sobre os esquemas de privatização no país. Assim que publicado foi sucesso de vendas e crítica. Chegou a vender 120 mil exemplares e alcançou o topo da lista de mais vendidos nas primeiras semanas de 2012.

 

O sucesso do livro se deu, principalmente, pela divulgação nas redes sociais. Os grandes veículos de comunicação sequer falaram da existência da publicação. A revista Veja demorou meses para citá-lo em sua lista de “Mais Vendidos”. Mas na internet a repercussão foi grande e rápida, fazendo o livro se esgotar das prateleiras várias vezes.

 

Ribeiro Jr. disse já estar trabalhando em um novo projeto, mas não quis falar a respeito para não “estragar a surpresa”. Agora resta esperar e ver se o jornalista fará mais uma onda de denúncias graves como as de A Privataria Tucana.

Previous slide
Next slide