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Parque Nacional do Iguaçu começa a usar ônibus híbridos neste mês

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O Parque Nacional do Iguaçu (PNI) passará a oferecer aos visitantes um serviço único em Unidades de Conservação no país – uma frota com ônibus híbridos para transportar visitantes dentro do parque. São cinco novos ônibus, com motores elétrico e diesel, que estarão disponíveis para circular a partir deste mês. O lançamento acontece hoje, dia 8 de outubro, no Centro de Visitantes do Parque.

Foto: Divulgação
Lançamento dos veículos será nesta terça-feira, 8, no Centro de Visitantes do Parque

O test drive com os ônibus híbridos foi realizado no parque no ano passado, com a aprovação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão responsável pela gestão da Unidade de Conservação. Os cinco novos ônibus serão integrados à frota já existente, formada por 13 veículos. Desse total, oito possuem carroceria especial double deck e vista panorâmica e trazem imagens da fauna nativa do bioma onde o parque está localizado, a Mata Atlântica. Os animais contemplados nos novos veículos são cobra-caninana, gralha-picaça, puma, tamanduá-mirim e jacutinga.

Com uma velocidade que varia de 40 a 60 km por hora, os ônibus que circulam na área interna do Parque Nacional do Iguaçu transportam em média, por ano, 1,2 milhão de passageiros, o equivalente a 80% do total de turistas que visitam a unidade. Em média, cada veículo faz entre cinco e 15 viagens, com saídas do Centro de Visitantes e vai até o espaço Porto Canoas que é o ponto final do circuito. No trajeto, são feitas paradas nas estações de Poço Preto, Macuco Safari, e Hotel das Cataratas, em plataformas fixas para embarque e desembarque.

Os novos ônibus –  Com carroceria da Marcopolo e chassi completo da Volvo, os ônibus híbridos são mais silenciosos e 90% menos poluentes do que os movidos a diesel que circulam hoje na Unidade de Conservação. O ônibus tem dois motores, um a diesel e outro elétrico, que funcionam em paralelo ou de forma independente.  O motor elétrico é utilizado para arrancar o ônibus e acelerá-lo em baixas velocidades e o motor diesel entra em funcionamento em velocidades mais altas.  Os motores ficam desligados quando o veículo está parado para embarque e desembarque de visitantes.  A energia das frenagens também é usada para carregar as baterias do motor elétrico. Dessa forma, o ônibus é 35% mais econômico.

 

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