Previous slide
Next slide

Prêmio Cataratas de Conto e Poesia conhece vencedores de edição 2012

Previous slide
Next slide

  

Na última noite do Salão Internacional do Livro, os vencedores da edição 2012 do Prêmio Cataratas de Conto e Poesia foram conhecidos durante premiação no auditório 1. Este ano foram inscritos 349 participantes vindos de todo o país e Europa.

A noite foi aberta com a participação dos grupos teatrais SDS e Vida é sonho, que interpretaram os trabalhos premiados nas duas categorias principais deste ano.

Na categoria Poesia a vencedora foi Tatiana Alves Soares do Rio de Janeiro. “É uma honra poder estar aqui e ser premiada num concurso que já é tradicional. O que fiz no meu poema “Ponto” foi uma brincadeira linguística e que conseguiu ser transmitida com perfeição pelo grupo de teatro, adorei a homenagem”.

O segundo lugar ficou com Barbara Soares de Curitiba, e o terceiro com Rodrigo Domit de Londrina. “Quero agradecer a oportunidade de participar de um concurso e dessa interação, pois acredito que são essenciais para a troca de experiências. Parabenizo também a Fundação por possibilitar o acesso livre das pessoas numa feira desta qualidade. Hoje o que vemos pelo país são eventos estritamente comerciais, e aqui vemos que o foco é a cultura”, disse Domit.

Na categoria contos primeiro lugar ficou Emir Ross de Porto Alegre. “O conselho que dou é que não joguem fora suas produções pois elas sempre podem ser reaproveitadas”, disse referindo-se ao texto vencedor que sofreu várias alterações antes de ser encaminhado ao concurso.

O segundo lugar ficou com Daniele de Souza e o terceiro com Zulmira José Lopes.

Na categoria especial para escritores de Foz do Iguaçu o vencedor foi Sidclei Nagasawa. “Prometi a um amigo que venceu esse concurso , que também venceria e hoje recebo o prêmio. É uma honra poder compartilhar com meus colegas da Academia de Letras aqui da cidade essa premiação”.

Na categoria conto, o vencedor foi Evandro Luiz dos Santos. “Não sou de escrever, mas escrevi esse conto em homenagem a uma pessoa que não sabia ler e mesmo assim sempre me contou muitas histórias durante a infância. Minha avó que trazia a literatura de cordel me ensino a gostar de contos”.

A entrega dos prêmios foi realizada com a participação de escritores locais e representantes da Fundação Cultural, idealizadora do evento.

Previous slide
Next slide