Previous slide
Next slide

Secretário de Esporte de Foz do Iguaçu confirma: Copa América de Futsal foi adiada para 2011

Previous slide
Next slide

Imagem: Agência Municipal de Notícias
Márcio Ferreira, secretário de Esporte de Foz do Iguaçu

Em novembro de 2009, Foz do Iguaçu foi anunciada como sede da Copa América de Futsal. O torneio que reúne as melhores seleções de futsal do continente seria disputado de 23 a 30 de maio de 2010. No entanto, devido à realização da Copa do Mundo, a FIFA – entidade que rege o futebol e futsal internacional – pediu às Confederações no mundo todo, para adequarem os seus calendários para que não houvesse torneios nos períodos de junho a julho, quando acontece a competição mais importante de futebol do planeta.

Com isso, a Copa América de Futsal não será mais realizada em maio, como previsto anteriormente. No entanto, ela ainda será em Foz do Iguaçu, mas foi adiada para o segundo semestre de 2011. A confirmação é do próprio secretário de Esportes de Foz do Iguaçu, Márcio Ferreira.

“Tive uma conversa com o presidente Nicolás Leóz, da Conmebol (Confederação Sulamericana de Futebol) na reunião da Liga Nacional. Nesta conversa ficou estabelecido que a Copa América de Futsal permanece em Foz do Iguaçu, mas passou para o segundo semestre de 2011”, confirmou o secretário.

A prorrogação da data foi comemorada pelo secretário de Esporte. “Para nós, foi até bom que ela foi adiada. A secretaria de Esportes de Foz do Iguaçu fez um ofício ao Ministério do Esporte, solicitando uma verba para a reforma do ginásio Costa Cavalcanti. Esta verba chegará em meados de fevereiro. Depois disso, será necessário fazer uma licitação, para escolhermos a empresa que fará esta reforma. Isso poderá ser decidido apenas em março, para só então, começarem de fato as obras. Ficaria muito em cima da hora, já que o torneio estava previsto para acontecer em maio”, explica Márcio Ferreira.

Foz Futsal – Ainda de acordo com o secretário, reformas já estão sendo realizadas no Costa Cavalcanti. Mas elas são uma iniciativa do município, visando a participação do Foz Futsal na Liga Nacional. Quanto à participação do clube iguaçuense no Campeonato Paranaense, Márcio Ferreira disse que o time foi inscrito na Chave Bronze, mas ainda poderá disputar a Chave Ouro, desde que uma equipe de lá desista de participar. A SMEL (Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Foz do Iguaçu) espera o anúncio oficial da Federação Paranaense de Futebol de Salão, para se pronunciar. Enquanto isso, os torcedores ficam no aguardo de saberem se a cidade contará com duas equipes na Chave Ouro em 2010.

Adeafi – O outro time em questão é o Foz do Iguaçu Adeafi. O presidente do clube, Valdeci Rolim de Freita, disse que as tratativas com o treinador Joel de Locco estão bastante adiantadas e são grandes as chances de ele treinar o Foz Adeafi nesta temporada. Quanto ao jogador Anderson, a diretoria aguarda uma resposta, já que o atleta também recebeu proposta do Foz Futsal.

Ginásios – Outra dúvida do Foz Adeafi é sobre onde mandará os jogos na cidade, durante a Chave Ouro. O município tem como norma, ceder praças esportivas aos times que representem a cidade em torneios oficiais. Porém, o secretário de Esportes Márcio Ferreira disse que a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer não tem mais vínculo efetivo com a Adeafi. E os ginásios só poderiam ser cedidos ao time, caso houvesse horários disponíveis.

“Hoje, os principais ginásios de esportes de Foz do Iguaçu estão ocupados, cada um com uma modalidade diferente. O Costa Cavalcanti deverá ser usado em grande parte pelo Foz Futsal, para treinamentos e jogos, assim como as seleções municipais de futsal. No Sebastião Flor, as atividades serão destinadas ao voleibol; na Asserpi ao basquete e no Morumbi, para o handebol. Creio que será difícil haver espaço para o Foz Adeafi usar um destes ginásios, mas tentaremos resolver esta questão”, explicou o secretário.

Valdeci de Freita, presidente da Adeafi, disse que solicitou um ofício à prefeitura de Foz, para utilizar o Costa Cavalcanti. No momento aguarda a resposta. Se for o caso, a Adeafi poderá mandar seus jogos na Chave Ouro em outra cidade. Santa Terezinha do Itaipu, a cerca de 20 km de Foz, é a mais cotada para a escolha.

Previous slide
Next slide