Previous slide
Next slide

Sexta-feira (14) Foz do Iguaçu ganha novo sistema de transporte coletivo

Previous slide
Next slide

 

Começa operar amanhã o novo sistema de transporte coletivo de Foz do Iguaçu, entre as principais novidades está o transbordo – que permitirá o uso de duas linhas pagando somente uma passagem, e também o novo terminal regional no Três Lagoas.

De acordo com os estudos realizados pela empresa LogiTrans, a redução média na espera pelo ônibus será de 15 minutos. A frota do novo transporte tem a média de um ano de uso, garantindo assim, segundo o responsável pelo consórcio Sorriso “a frota mais nova do Brasil”, diz Juliano Gulin Ribeiro.

Fotos: Garon Piceli
Tantos anos com um sistema sucateado, o prefeito novamente diz: "Queremos o melhor sistema de transporte do Brasil"

 

Com o lançamento garantido para sexta-feira, porém a data para o ajuste final é somente após o carnaval, “quando tudo volta ao normal”, comentou o responsável pelo projeto das novas linhas o engenheiro Garrone Rick da LogiTrans.

Até março, todo o transporte de Foz estará sendo fiscalizado pelo FozTrans e analisado pelo Único, para assistir se o usuário  está avaliando positivamente o sistema.

O sistema de bilhetagem Único está amarrando todas as novidades, para utilizar os próximos benefícios oferecidos pelo novo certame é necessário ter o cartão eletrônico. Segundo o prefeito é objetivo da administração que todos os usuários do sistema utilizem a Único. De acordo com a gestora da bilhetagem a meta é alcançar 75% a 85%.

Sobre a diferença na cobrança o diretor da FozTrans comentou que ela vai continuar. De acordo com Fabiano Mayer isso acontece pois o custo do sistema com o cartão é mais barato. “A planilha de cálculos com o Único é mais baixo”, disse.

 

Conheça os principais personagens da mudança:

 

Único

 

Kátia Fritzen – É gestora da bilhetagem eletrônica no município. O sistema Único é uma associação das empresas que administram o transporte coletivo em Foz -que está sendo realizada pelo Consócio Sorriso. A bilhetagem eletrônica é tida como chave principal das novas mudanças.

Sorriso

Juliano Gulin Ribeiro – De Curitiba, Juliano veio para Foz do Iguaçu para ser representante do Consórcio que arrematou o sistema de transporte do município. O Consórcio Sorriso é formado por cinco empresas, três de Foz do Iguaçu as outras duas são de Guarapuava e Curitiba.

LogiTrans

Garrone Rick – É engenheiro da LogiTrans – empresa responsável pelos estudos realizados na malha de horários e itinerários. A LogiTrans realizou o plano matriz às novas mudanças – os estudos começaram em outubro de 2009 até março de 2010. A empresa é de Curitiba e já realizou estudos em 50 cidades do Brasil e outros 10 países, na América, África e Ásia.

FozTrans

Fabiano Mayer – Diretor de transporte urbano do FozTrans. Fabiano Mayer acompanhou os estudos pré-licitação e será o responsável pela fiscalização do novo sistema. Mayer comentou que mais 800 mil reais estarão disponível através da pasta de ministério do Turismo para a reforma dos pontos de ônibus do corredor turístico.



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Confira:

 

 

Previous slide
Next slide