Previous slide
Next slide

Universidade aberta à terceira idade ainda tem vagas disponíveis

Previous slide
Next slide
A Itaipu, a Unioeste e a Prefeitura de Foz do Iguaçu, por meio da Secretaria de Assistência Social, se uniram para facilitar o preenchimento das vagas ainda abertas e divulgar as ações da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), da Unioeste – Foz. Um encontro, na Secretaria de Assistência Social, debateu os termos de um futuro protocolo de intenções a ser firmado entre as entidades. 

A Itaipu foi representada por Maria Emília de Souza e Márcio Bortolini – ambos da Assistência da Diretoria Geral Brasileira (AS.GB). Também participaram a secretária municipal de Assistência Social, Beatriz Ribeiro, os professores da Unioeste Antonio Carlos Nantes, coordenador da Unati em Foz, e Paulo Nogueira, Sandra Maria Coltre, Eloi Junior Damke e Lucas Louzada. 

Uma segunda reunião, agendada para o próximo dia 26, na sede da Unioeste, em Foz, deve definir as bases da cooperação. Além de colaborar na divulgação das vagas, Itaipu, Prefeitura e Unioeste também pretendem fazer com que a Unati se torne mais abrangente, acessível e desperte o interesse do idoso em participar e aproveitar as disciplinas ofertadas nos diversos cursos de graduação, além de outros cursos e oficinas existentes.

Este ano, a Unioeste de Foz reservou aos estudantes da Unati vagas em diversas disciplinas dos cursos de graduação: Pedagogia (30 vagas), Engenharia Elétrica (2 vagas), Matemática (30 vagas), Hotelaria (47 vagas), Administração (51 vagas), Turismo (32 vagas), Letras (23 vagas) e Ciências da Computação (8 vagas). 

Para se candidatar a uma delas, o primeiro passo é obter informações básicas a respeito dos cursos e saber da disponibilidade de vagas, horários (matutino, vespertino e noturno), carga horária e conhecer o manual de candidatos, entre outras. Basta entrar em contato com a Secretaria da Unati, localizada na sala da Coordenação do Curso de Administração (prédio da Biblioteca) da Unioeste, de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30, ou pelo telefone (45) 3576-8122, no período da tarde.

A Unati – A Unati é um programa de extensão universitária, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da Unioeste, com um caráter multidisciplinar e contínuo. Começou em 2000, no campus de Toledo, e chegou a Foz do Iguaçu em 2008. Em 2011 foi criado o regulamento geral do programa, constituindo o Conselho Gestor (Coge), que passou a gerir as atividades da Unati.

O objetivo geral é criar na universidade espaços de inserção da população idosa, para formação política, social, econômica e cultural, visando ao desenvolvimento de suas potencialidades.

A Unioeste divulga a oferta de vagas em disciplinas dos cursos de graduação em todos os campi. São, no total, 973 vagas – sendo 223 ofertadas no campus de Foz do Iguaçu, distribuídas em oito (8) cursos.

Também há a oportunidade, para aqueles que ainda não possuem o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, de participar do curso preparatório que será ofertado pela Unati ainda este ano para prestar o exame da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA).

Outra opção é a matrícula nas 15 vagas ainda existentes do curso de extensão "Educação e Humanização à Terceira Idade", com duração estimada de 600 horas, com ênfase nas diversas áreas do conhecimento: Administração, Ciências Contábeis, Direito, Turismo e Hotelaria, Pedagogia, Letras e Saúde – Enfermagem, além de aulas de Informática (Redes Sociais) e Idiomas: Inglês, Espanhol e Italiano.

Requisitos para ingresso na Unati – Segundo o professor Antonio Carlos Nantes, coordenador da Unati em Foz do Iguaçu, os requisitos para aproveitar uma das vagas nos cursos superiores são:

– Conhecer o teor do Edital no. 024/2014-PROEX – Programa Universidade Aberta à Terceira Idade da Unioeste – UNATI, contendo todas as informações para concorrer ao ingresso nas diversas vagas ofertadas;
– Ser matriculado no Programa UNATI;
– Ter idade igual ou superior a 60 anos;
– Preencher formulário de inscrição, informando o nome de até seis (6) disciplinas que deseja cursar, em ordem de prioridade;
– Apresentar fotocópias do CPF e RG;
– Fotocópia do Histórico Escolar ou Diploma do Ensino Médio
– Se houver mais candidatos do que vagas, os selecionados serão aqueles com maior idade;
– Exceto à Avaliação, os direitos e deveres dos discentes de extensão quanto à frequência, metodologias e demais atividades acadêmicas relativas à condição de discente, serão, exatamente, o (a) mesmo (a) dos demais discentes, na vigência de seu vínculo com a UNIOESTE;
– Cada discente da UNATI terá direito a cursar na Graduação da UNIOESTE, no máximo quatro (04) disciplinas anuais ou o equivalente há 544 horas ao todo;
– A PROEX – Pró-Reitoria de Extensão da UNIOESTE emitirá Certificado constando carga horária, nome e ementa de cada disciplina em que o discente de extensaoobtiber frequência mínima de 75 % (setenta e cinco por cento);
– A PROEX – Pró-Reitoria de Extensão da UNIOESTE fornecerá a cada discente uma Carteira de Identificação – RDE – Registro Discente de Extensão, com foto e validade da mesma.
– Após análise da Coordenação, e, se comprovada todas as exigências, o (a) mesmo (a) é informado (a) da sua aprovação para que obtenha as orientações básicas para dar início às atividades discentes conforme calendário acadêmico, na condição de estudante extensionista.

 
Previous slide
Next slide