Previous slide
Next slide

Ministro do Desenvolvimento Agrário firma convênio em Foz do Iguaçu

Previous slide
Next slide

Na última quinta-feira (12), o Ministro de Desenvolvimento Agrário (MDA) Guilherme Cassel, firmou convênio com a Agência de Desenvolvimento Regional do Extremo Oeste do Paraná (Adeop) e a Itaipu Binacional. O objetivo principal é preparar as pequenas propriedades da região da Bacia do Paraná III (Guaíra – Cascavel – Foz do Iguaçu) para obter o seu licenciamento ambiental e estimular a produção agrícola sustentável nessas regiões.

Além do Ministro e sua assessoria, estavam presentes à solenidade o Diretor Geral Brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Miguel Samek, prefeitos de cidades vizinhas, parceiros do Programa Cultivando Água Boa da Itaipu Binacional, o presidente da Adeop, Acioli Martinhago, o Superindentente de Meio Ambiente da Itaipu, Jair Kotz e vários agricultores que farão parte do projeto.

Segundo o Ministro Guilherme Cassel, neste primeiro convênio está previsto atender aproximadamente 2500 (duas mil e quinhentas) propriedades, das 20 mil que existem no oeste do estado. “Implementar programas de financiamento, assistência técnica e extensão rural, que assegurem condições necessárias a execução de muitos projetos, é nosso foco principal”, enfatiza Cassel.

Para o Presidente da Adeop, Acioli Martinhago, a parceria da Itaipu é de extrema importância. “Somos beneficiados por ter a Itaipu Binacional aqui em Foz do Iguaçu”, diz Acioli. “Com essa união podemos confirmar que colocamos em prática o que anteriormente eram apenas idéias, hoje tornamos viável a realização de mais um projeto”, enfatiza Dr. Jorge Samek.

A seleção das propriedades a serem beneficiadas será realizada através de uma análise que levará em conta as micro-bacias já beneficiadas no Programa Cultivando Água Boa a fim de que as ações sejam complementares. Além disso, serão elaborados Planos de Negócios para Agroindústrias e Turismo Rural, documento já conhecido pelas famílias envolvidas com o projeto. “A primeira fase é visitar cada propriedade para verificar se estão cumprindo os critérios da agricultura familiar”, acrescenta Jair Kotz, Superintendente do Meio Ambiente da Itaipu.

A Itaipu deverá oferecer apoio institucional, estabelecer metas, analisar e emitir parecer quanto ao atendimento, acompanhar e avaliar a execução, disponibilizar os meios de comunicação para a divulgação de informações e avaliar com periodicidade semestral os resultados e reflexos das ações dessa parceria. “O acordo valerá até 31 de dezembro de 2009, podendo ser prorrogada sem dúvida nenhuma”, conclui Dr. Samek.

Os trabalhos hoje são realizados através do Pronaf Sistêmico, programa do Governo Federal, que visa financiar o conjunto da propriedade em uma única operação de crédito e ainda proporcionar um desenvolvimento ambiental equilibrado. Antes, este programa financiava exclusivamente a produção, isto é, repassava dinheiro ao produtor de acordo com a necessidade que ele teria para produzir soja ou milho, por exemplo.

Após a solenidade, o MDA Guilherme Cassel foi até o pátio do Centro de Recepção de Visitantes da Itaipu Binacional para plantar uma árvore símbolo do Paraná, o Ipê Roxo, e marcar para sempre sua visita à maior Usina Hidrelétrica do Mundo.

 

 

Previous slide
Next slide