Previous slide
Next slide

Ministros e governadores discutem soluções para malha aérea do nordeste

Previous slide
Next slide

Neno Canuto
Ministros e governadores durante abertura do Fórum para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Nordeste

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O ministro do Turismo, Luiz Barretto, defendeu esta semana em Maceió o incremento da malha aérea do Nordeste para aumentar a integração regional e fortalecer o turismo doméstico. A questão foi o principal tema discutido por Barretto, pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, e por quatro governadores da região durante o I Fórum para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Nordeste. O seminário fez parte da quarta edição do Nordeste Invest 2009, um encontro entre investidores nacionais e estrangeiros do setor imobiliário, aberto na noite de terça-feira (31/03), na capital alagoana.

Para Barretto, a discussão entre várias instâncias de governo estabeleceu o diálogo sobre um tema importante para o fortalecimento do turismo no Nordeste e no Brasil. “Todos sabemos que o Nordeste é uma das portas de entrada mais importantes do turismo nacional. O ministério tem investido na região, principalmente em infra-estrutura. Nos últimos anos, foram R$ 4 milhões para criar condições de o turista circular pela região e a partir dela descobrir a grande complexidade cultural que é o nosso país”, afirmou o ministro do Turismo.

A importância de se fortalecer o mercado interno vem sendo difundida pelo Ministério do Turismo por meio da campanha “Se você é brasileiro, está na hora de conhecer o Brasil”, que voltou ao ar em março, para estimular as viagens nos próximos feriados prolongados. “A política de redistribuição de renda do governo federal aumentou as possibilidade do mercado consumidor interno, principalmente no Nordeste, onde a renda cresceu acima da média nacional”, disse Luiz Barretto. “Nesse momento de crise internacional que passamos, com dimensões que podem afetar o setor, uma de nossas estratégias deve ser a de investir no nosso público”.

No seminário, Nelson Jobim apresentou as possibilidades de crescimento da malha aérea nordestina, além de mostrar um estudo sobre a acessibilidade aérea brasileira e seu crescimento após o Marco Regulatório da Aviação Civil, de 2005. “O marco reforçou uma tendência: a verticalidade dos voos no país, ao reforçar as rotas que ligam a região Sudeste ao litoral nordestino”, afirmou. Para o ministro da Defesa, a liberdade tarifária e de rotas concede “total autonomia” para as empresas aéreas trabalharem os mercados que considerarem mais rentáveis, ou seja, regiões do país serão trabalhadas apenas durante o período em que gerarem lucro para as empresas.

O estudo do Ministério da Defesa mostrou que o crescimento da malha aeroviária do Nordeste dependerá de questões regulatórias e de recursos. Parcerias público-privada, incentivos fiscais e linhas de crédito para a compra de aviões foram algumas das possibilidades para ampliar e melhorar a malha aérea no nordeste e “outras regiões do país”, afirmou Jobim.

Empreendedorismo e Meio Ambiente –
O licenciamento ambiental dos empreendimentos turísticos e imobiliários foi outro tema debatido durante o fórum. Para o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Roberto Messias, o licenciamento ambiental não pode ser visto como inimigo do desenvolvimento. “É preciso criar uma lei complementar que determine qual órgão, estadual ou federal, será o responsável pelo licenciamento do empreendimento, o principal obstáculo atualmente”, afirmou.

Além dos ministros e do presidente do IBAMA, que representou o ministro do meio Ambiente, Carlos Minc, participaram do seminário os governadores de Alagoas, Teotonio Vilela Filho, de Pernambuco, Eduardo Campos, da Bahia, Jacques Wagner, e do Piauí, Wellington Dias. O governador de Sergipe, Marcelo Déda, foi representado pelo vice, Belivaldo Chagas, e a governadora do Rio Grande do Norte, Wilma Faria, pelo secretário estadual de Turismo, Fernando Fernandes.

Previous slide
Next slide