Previous slide
Next slide

MTur apresenta novo Guia Viaja Mais Melhor Idade

Previous slide
Next slide

Ministro turismo Luiz Barreto

O ministro do Turismo, Luiz Barretto, lançou a segunda edição do Guia Viaja Mais Melhor Idade, na Caixa Cultural da capital paulista. O novo guia disponibiliza, em um único volume e com classificação por faixa de preço, os pacotes turísticos disponíveis e os meios de hospedagem cadastrados no programa. O evento ocorreu no Dia Nacional do Idoso, instituído pela Lei 11.433/06.

“Os resultados do Viaja Mais Melhor Idade apresentam, em um curto período de tempo, a demonstração de que os idosos brasileiros querem viajar mais. E viajam quando são dadas as condições para isso”, disse o ministro. “O Ministério do Turismo faz uma homenagem especial hoje a este público com a oferta de mais um benefício do programa”.

Uma das novidades da segunda edição é a parceria do MTur com a Caixa Econômica Federal na distribuição do guia. Agora, agências bancárias instaladas nos 12 destinos emissores de turistas do programa serão os principais distribuidores dos 250 mil exemplares do livreto.

“O aumento da demanda por serviços turísticos no Brasil coincide com o crescimento dos aportes da Caixa no setor. Queremos nos consolidar como o banco do turismo. A parceria com o MTur é mais um passo nesse sentido”, destacou o vice-presidente da Caixa, Fábio Lenza.

Além de ajudar a divulgar meios de hospedagem e pacotes turísticos em operação no Viaja Mais Melhor Idade, o guia funciona como apoio à comercialização do turismo, ao captar turistas nas diversas cidades brasileiras onde o guia chegará.

“Nós, operadores, nos sentimos privilegiados em participar deste programa inovador e de sucesso. Estamos estimulados a atender o imenso público que cada vez mais se volta para o turismo”, afirmou Rosângela Marçal, diretora da operadora Travel Brasil, que representou os empresários do setor durante o evento. Segundo ela, coube aos operadores repensar as estratégias para atender às necessidades de um público “extremamente ativo” como os idosos. “Isso demandou a formatação de pacotes diferentes daqueles que já estavam nas nossas prateleiras”.

O lançamento do 2º Guia Viaja Mais Melhor Idade enfatiza a evolução do programa. Desde o lançamento do VMMI (set/2007), o Ministério do Turismo aplicou R$ 27 milhões em ações de marketing e promoção nacional (campanhas publicitárias em todas as mídias, merchandising, hotsite, Call Center, estandes informativos e distribuição de material promocional em shopppings centers, publicidade online) e R$ 4 milhões em ações de estruturação do programa e apoio à comercialização (desenvolvimento de sites, participação em eventos, ações de treinamento para agentes de viagens, mobilização de grupos de idosos e promoção dos produtos). Nesta segunda fase do programa, serão investidos mais R$ 1,4 milhão.


TERCEIRA IDADE, MERCADO POTENCIAL PARA O TURISMO –
Dados divulgados na última quarta-feira (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam um gigantesco mercado potencial para o Programa Viaja Mais Melhor Idade. A população idosa, no Brasil, aumentou 47,8% em uma década (de 1997 a 2007), o que representou um incremento bem superior ao crescimento da população brasileira – que teve aumento, no mesmo período, de 21,6%. O idoso também se tornou um dos pilares das famílias brasileiras: a contribuição deles representa mais da metade do total da renda domiciliar.

Hoje, o Brasil tem 20 milhões de pessoas com idade acima de 60 anos, número que representa 10,5% da população total do país. Cerca de 80% desses 20 milhões vivem nas cidades. São Paulo e Rio de Janeiro são as cidades com o maior número de idosos no país: 1,7 milhão e 2,1 milhões, respectivamente. A estimativa é que em 20 anos a população idosa no Brasil exceda os 30 milhões, totalizando 13% da população total brasileira.


VIAJA MAIS MELHOR IDADE PACOTES –
O programa começou com a organização e comercialização de pacotes customizados para a terceira idade, além da concessão de uma linha de crédito consignado para estimular as viagens desse público.

No primeiro ano, de agosto a novembro de 2007, foram vendidos nove mil pacotes – 30% a mais que a meta estabelecida pelo MTur, com saídas apenas de Brasília e São Paulo, para 12 destinos. À época, o programa funcionava com 13 operadoras cadastradas e 890 agências credenciadas. Entramos 2008 com a projeção de venda anual de 50 mil pacotes nos dois períodos (fevereiro a junho e agosto a novembro), mas a procura foi surpreendente: só no primeiro período a comercialização bateu a marca dos 150 mil pacotes (março a agosto/2008), exatamente o triplo da meta.
O programa chega ao mês de outubro com novas alternativas: já são 12 cidades de origem emitindo turistas da terceira idade para 37 destinos receptores. Há 22 operadoras de turismo e 1.927 agências capacitadas, com representação em todas as UFs brasileiras, colocando à disposição desse público cerca de 761 pacotes diferenciados. Um cálculo superficial, com preço médio de R$ 900,00 por pacote, indica uma movimentação financeira de aproximadamente R$ 135 milhões – excluindo, ainda, o faturamento indireto da cadeia beneficiada.

VIAJA MAIS MELHOR IDADE HOSPEDAGEM – O Viaja Mais Melhor Idade Hospedagem é uma extensão do Viaja mais Melhor Idade. Lançado em abril de 2008, tem como proposta oferecer desconto de 50% nas diárias dos meios de hospedagem que aderem ao programa. O desconto é válido para o ano inteiro, praticado nos períodos de baixa ocupação definidos pelos estabelecimentos hoteleiros da rede credenciada.

Em apenas seis meses, 1.700 mil meios de hospedagem se cadastraram em 426 cidades brasileiras; 4,9 mil foi o número de intenções de reserva pelo Portal de Hospedagem, e a média de acessos diários no site de comercialização se mantém em 10 mil.

Para ter direito ao desconto, o hóspede pode fazer sua intenção de reserva online no site www.viajamais.com.br, ou poderá optar por entrar em contato diretamente com o hotel.

Previous slide
Next slide