Previous slide
Next slide

MTur divulgará na Internet metodologia do projeto Economia da Experiência

Previous slide
Next slide

  GGomes/Prefeitura de Bento Gonçalves
Região de Bento Gonçalves, no Vale dos Vinhedos

O Ministério do Turismo pretende disponibilizar em seu site na internet, possivelmente até o fim deste ano, a metodologia utilizada nos regiões onde está sendo implantado o projeto Economia da Experiência. A iniciativa, que há três anos vem desenvolvida na Região da Uva e Vinho, do Rio Grande do Sul, chega nesta terça-feira (16) à cidade de Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro.

Por meio de uma parceria entre o ministério e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), micro e pequenos empreendedores são capacitados para oferecer aos visitantes experiências inovadoras que contem com a participação ativa do turista, oferecendo novas emoções e sensações.

De acordo com a coordenadora-geral de Segmentação do Ministério do Turismo, Rosiane Rockenback, a expectativa é fortalecer o setor em outras regiões do país. O Economia da Experiência está sendo desenvolvido também em Porto Seguro (BA) e em Bonito (MS) e será lançado em Belém (PA). “Escolhemos inicialmente esses destinos para trabalhar com realidades diferentes e fazer uma aplicação de metodologias adaptáveis. O objetivo maior do ministério com esse projeto é, além de fortalecer a rede de serviços desses destinos, promover o aumento da cooperação [entre os empreendedores do setor] e a disponibilidade de novos produtos e também gerar modelos para serem aplicados em outros destinos”, destacou.

Rosiane Rockenback ressaltou que, ao fortalecer o setor turístico no país, o projeto se torna uma importante ferramenta para ampliar a geração de renda, principalmente de micro e pequenos empresários. Dados do ministério apontam que aproximadamente 90% desse segmento são formados por negócios de pequeno porte, muitos deles geridos no modelo de economia familiar.

Previous slide
Next slide