contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Cultura em Foz do Iguaçu

Música Clássica para todos: I Festival 3 Fronteiras ganha a cidade Festival segue até dia 15 trazendo concertos noturnos, apresentações itinerantes e muito mais

Festival segue até dia 15 trazendo concertos noturnos, apresentações itinerantes e muito mais


Por: Assessoria

Publicado em:


Para quem acredita que a música clássica é restrita a pequenos grupos com alto poder aquisitivo, o I Festival 3 Fronteiras está aí para provar o contrário, a começar pela entrada franca em todas as apresentações.  Desde o dia 09, quando teve início, o festival já alcançou mais de mil pessoas, dando uma demonstração de que as preferências musicais também são uma questão de oferta, e formar novos públicos é um dos mais importantes objetivos do evento.

Com produções de extrema qualidade que só estariam ao alcance da população em grandes centros e com altos custos, o Festival que segue até o dia 15 está ganhando a cidade.

Composto por músicos renomados do país que lecionam em conceituadas universidades de música estrangeiras, o festival oferece ao público o que há de melhor na produção musical do mundo. Toda programação aberta à comunidade é resultado da produção gerada pelo festival que envolve professores experientes e estudantes do mundo inteiro para aperfeiçoamento dos  conhecimentos e técnicas musicais. Esta edição reúne sete professores e vinte dois alunos bolsistas, vindos de diferentes cidades do Brasil e de diferentes países.

Diariamente, o festival dispõe de uma programação que conta com ensaios da orquestra abertos à população, master classes, concertos noturnos e sociais e os chamados assaltos musicais. Os ensaios acontecem sempre pelas manhãs, das 09h às 12h, na Fundação Cultural. As master classes são as aulas direcionadas aos alunos nas variadas modalidades de instrumentos, tais como viola, violino, contrabaixo, piano e violoncelo. Elas acontecem sempre às tardes em vários locais, como Biblioteca Municipal, Senac e Fundação Cultural.

Além das atividades pedagógicas, todos os dias, o festival promove os concertos noturnos, na Fundação Cultural, sempre às 20h. A casa está sempre lotada. As apresentações exibem várias combinações de instrumentos e composições clássicas e modernas que vem cativando a comunidade da região trinacional.

Nestes três primeiros dias, o evento vem mostrando uma de suas mais importantes facetas: partilhar e cultivar a música de qualidade com a população. Além dos ensaios abertos da orquestra e dos concertos noturnos, o Festival extrapola os limites físicos e vai até as pessoas e comunidades levando toda a beleza da música clássica através dos concertos sociais e assaltos musicais.

O concerto social acontece em locais com melhor estrutura para abrigar a orquestra e envolvem públicos específicos e os assaltos musicais são espontâneos, e acontecem em espaços de convivência e intenso fluxo, proporcionando todo o encantamento da música clássica em meio à rotina das pessoas.

Dentre os locais que já receberam o encantamento da música clássica estão: Lar dos Velhinhos, Colégio Estadual Paulo Freire, na Vila C, Hospital Municipal de Foz do Iguaçu, Avenida Brasil, Centro de Convivência do Idoso e Terminal de Transporte Coletivo. Nos próximos dias, além dos concertos noturnos, o festival realizará performances no Centro de Recepção do Parque Nacional, Biblioteca do bairro Cidade Nova, Feirinha do Bosque Guarani.

O Festival segue até sábado, 15, quando a Orquestra realizará o concerto de encerramento, às 20h, no auditório da Unioeste.

Festival

Realizado pela Fundação Cultural em parceria com o maestro Jean Reis, idealizador do projeto, o I Festival 3 Fronteiras integra um circuito de festivais que acontecem em quatro municípios sucessivamente, com período de duração de uma semana em cada uma deles.  Foz é a segunda cidade do roteiro e recebeu a equipe formada em São Paulo. Daqui, o Festival segue para Bagé-RS e terá o encerramento em Lajes-SC. É a primeira vez que Foz integra o circuito, considerado um dos mais importantes eventos de música clássica do país.

Destinado a estudantes de cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo), piano e orquestra de cordas, o festival é dirigido por grandes nomes da música clássica, com a Direção Artística do Maestro Jean Reis, a Direção Administrativa, Gehad Hajar e a Direção Pedagógica, Raquel Mantovani. A equipe de professores que integra os festivais permanece por uma semana em cada um dos festivais do circuito, e alunos bolsistas acompanham a equipe na formação básica da Orquestra de cada festival.

Confira a programação completa, aqui.

Recomendado para você

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Anúncio

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Categorias

Assine

Logo do ClickFoz