Previous slide
Next slide

Nos cinemas de Foz do Iguaçu, filmes para todos os gostos

Previous slide
Next slide

Sexta-feira e ainda por cima, feriado. Combinação perfeita para ir ao cinema. Sabendo disso, o Click Foz do Iguaçu sugere a você três filmes que estarão em cartaz a partir deste final de semana (10), na cidade. São eles: “Gran Torino” (em cartaz no Cine Boulevard), “Presságio” e “Quem Quer Ser Um Milionário”, os dois últimos serão exibidos no Cine Cataratas.

“Gran Torino”, com Clint Eastwood, narra a história de Walt Kowalski (Eastwood), um veterano da Guerra da Coréia, ranzinza, que odeia o mundo e trata as pessoas com muita rispidez. Para quem acompanha o trabalho de Eastwood e já assistiu “Menina de Ouro” (2004) em que ele também contracenou e dirigiu, verá muita semelhança entre os dois personagens.

Walt é morador de uma típica região conservadora dos EUA. Possui uma garagem ampla e recheada de ferramentas, bandeiras americanas espalhadas por todos os cômodos e um carro Gran Torino (daí o nome do filme), que quase nunca sai de casa e é tratado como um bebê por seu dono. Ele vira objeto de cobiça por toda vizinhança e será o elemento de aproximação com uma família vizinha de imigrantes asiáticos que mora ao lado de Walt.

O final não chega a ser dos melhores, nem por isso deixa de ser um grande filme. E a aproximação com “Menina de Ouro”, impede que seja uma obra-prima na carreira de Eastwood, mesmo assim, tem um selo de qualidade que tem marcado a brilhante carreira desse experiente ator com quase 80 anos.

“Presságio” – Depois de fazer sucesso em relativos filmes de suspense (“O Sacrifício” e “O Vidente”) Nicolas Cage volta ao gênero como protagonista de “Presságio”. Dirigida pelo cineasta egípcio Alex Proyas (de “Eu, Robô), a produção coloca em prova a competência de Cage, ao reunir em um mesmo roteiro ficção científica, terror e muito drama.

A história começa ainda na década de 50, com um simples exercício de escola. As crianças devem fazer desenhos em um papel de como imaginam que será a vida no futuro. Os papéis seriam guardados em uma espécie de cápsula do tempo, onde seriam abertos 50 anos mais tarde em uma comemoração do tal colégio. Ao contrário de seus colegas de classe, a jovem Lucinda Embry (Lara Robinson) preenche as folhas com números aparentemente desconexos. O fato de a menina ouvir vozes e ficar praticamente em transe enquanto anota os números, anuncia que nada de bom sairá dos papéis.

Cinco décadas depois, quem encontra o papel de Lucinda é Caleb (Chandler Canterbury), filho de Jhon (Cage). Com um toque de sorte e oportuno conhecimento matemático, o astrofísico Jhon desvenda o mistério: cada trecho de número remete à local, hora, data e número de mortos das principais tragédias ocorridas no planeta nos últimos 50 anos e ele agora tentará impedir que as próximas aconteçam.

Apesar dos argumentos fortes, “Presságio” peca pelas irregularidades e as incongruências do roteiro. Faltam elementos essenciais para a compreensão do filme. E o desfecho, apesar de imprevisível, soa preguiçoso. Nicolas Cage talvez tenha selecionado um personagem ruim para interpretar. O ator, que tem maltratado sua carreira com filmes abaixo da média, como “Perigo em Bangkok” e “A Lenda do Tesouro Perdido – O Livro dos Segredos”, não consegue dar qualquer credibilidade à produção, cujo mérito é sua premissa.

E a última dica do Click Foz do Iguaçu é uma produção vencedora de oito Oscars, incluindo Melhor Diretor. “Quem Quer Ser Um Milionário” conta a história de um jovem que vive numa favela e vira celebridade após ganhar a chance de participar de um jogo de perguntas e respostas na TV. O filme, com direção do inglês Danny Boyle foi filmado em Mumbai, na Índia, com atores locais. Possui canções indianas e uma verba restrita. O longa-metragem foi a grande sensação da noite do Oscar por ter desbancado “O Curioso Caso de Benjamin Button”, grande favorito e que saiu com apenas três estatuetas.

Portanto, opções não faltam para quem gosta de cinema e um bom entretenimento. Mais informações sobre a programação completa dos filmes, você encontra em nossa página de cinema.
 

Previous slide
Next slide