Previous slide
Next slide

ACIFI a um passo da certificação ISO 9001:2008

Previous slide
Next slide

 

Foto: Assessoria
Nelson Giacomini com a colaboradora Juliane Ramos, durante auditoria para certificação da ISO

A Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu – ACIFI está prestes a ingressar num seleto grupo de entidades com certificação ISO 9001:2008. Na semana passada, após várias auditorias internas para adequação de processos, estabelecimento de indicadores e metas, reorganização da estrutura de serviços e capacitação de colaboradores, a associação finalmente recebeu a auditoria oficial para credenciamento à certificação.

 

A presidente da ACIFI, Elizangela de Paula Kuhn afirma estar bastante confiante na conquista da certificação. Ela foi a responsável em propor à diretoria executiva a proposta de credenciamento da ACIFI para a certificação da ISO 9001, acompanhou todos os processos e ajudou a implementar mudanças necessárias para que esses processos tivessem maior fluidez e eficiência. “Ao assumir a presidência da ACIFI estabeleci algumas metas e a certificação é uma delas, pois representa a profissionalização da entidade. Garante que a ACIFI mantenha compromissos com os associados, independente de qual for o gestor”, observou Elizangela.

 

Natália Fuentes, responsável pelo Sistema de Gestão da Qualidade, enfatizou que o comprometimento da equipe de colaboradores da ACIFI foi um dos pontos fortes para que o processo atingisse o sucesso. “Estamos muito confiantes, pois o trabalho foi efetuado com responsabilidade, compromisso e seriedade”, disse Natália.

 

O responsável pela auditoria foi Nelson Giacomini, que atua há 17 anos com ISO 9000, desde a versão 1994, posteriormente substituída pela versão 2000, e novamente para a atual versão 2008. Giacomini foi designado pela Tecpar que é o órgão certificador do Paraná. Sua pré-avaliação a respeito do Sistema de Gestão da Qualidade da ACIFI foi positiva. “Existe um sistema muito bem implantado, com muitos indicadores de processo. Observamos aqui muitas pessoas sugerindo melhorias e isso rende retorno para os próprios associados da ACIFI”, destacou o auditor. Ele revelou que em todos os processos que foram auditados percebeu que a equipe “está muito comprometida” e que a associação apresenta uma documentação “bastante consistente”.

 

O experiente auditor afirma que são poucas as associações comerciais que têm certificação. “Conheço associações comerciais bem maiores que a ACIFI, que não tem certificação. Isso é prejuízo para os associados, pois a ISO agrega bastante valor”, assegurou. “A certificação é, certamente, um marco histórico para a Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu”, enfatizou o auditor.

 

Ainda neste semestre a diretoria da ACIFI receberá a oficialização sobre a certificação para a ISO 9001:2008. “Esperamos que ela aconteça até o dia 19 de julho, pois será um presente para o sexagenário ano de fundação da ACIFI”, finalizou Elizangela.

Previous slide
Next slide