Previous slide
Next slide

Histórico da ABRUEM

Previous slide
Next slide

A Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) foi criada durante o “XII Fórum de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais Brasileiras” que ocorreu em outubro de 1991, na cidade de Maringá, no Paraná. Desde então o grupo de reitores traçou uma trajetória sintonizada com as expectativas das afiliadas e aprovou um estatuto que define a ABRUEM como uma entidade jurídica de direito privado e sem fins lucrativos, cuja sede está localizada em Brasília.

Comprometida com sua missão primordial de congregar as universidades estaduais e municipais brasileiras em torno de seus propósitos institucionais, a ABRUEM busca ampliar o seu relevante papel integrador, propiciando espaço de encontro e discussão aos reitores das universidades associadas. Os debates visam à troca de informações, o aprofundamento de temas prioritários da Agenda de Ensino Superior e o delineamento de projetos e ações de interesse comum que indiquem o melhor caminho para as instituições de ensino superior público. Além disso, dá suporte à implementação das decisões junto às autoridades competentes do governo e do setor privado, quando necessário.

As 47 universidades que integram o sistema (39 estaduais e oito municipais) estão distribuídas em 21 estados brasileiros e contam com mais de 800 mil alunos regularmente matriculados.

Dos fóruns nacionais promovidos pela ABRUEM participam autoridades dos setores governamental e acadêmico, além de personalidades de destaque na sociedade brasileira e convidados internacionais.

A ABRUEM é um segmento das Instituições de Ensino Superior do país, que mantém uma estreita relação com o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB). Uma associação de natureza eminentemente educativa, cujo objetivo é promover a integração das IES, fortalecer sua autonomia e buscar permanentemente o aperfeiçoamento da educação superior. Várias associadas da ABRUEM são também membros do CRUB e a entidade mantém dois representantes nas instâncias consultivas daquele órgão.

A presidência da ABRUEM é ocupada por um dos reitores das universidades associadas, eleita pelos pares para um mandato de dois anos, valendo esta norma para a eleição do vice-presidente. Atualmente, a ABRUEM é presidida pelo reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), João Carlos Gomes e, a vice-reitoria está a cargo do reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Antônio Joaquim Bastos da Silva.

Previous slide
Next slide