por:Mariana Serafini - @maserafini  Sexta, 26/08/2011 - 15h33 - Atualizado Sexta, 26/08/2011 - 15h35

Ignácio Ramonet confirma presença do Encontro Mundial de Blogueiros

O criador do jornal francês Le Monde Diplomatique falará sobre “A Internet e o Novo Jornalismo”

Noticias de Foz do Iguaçu: Foz do Iguaçu, PR


Foto: Divulgação
Ignácio Ramonet é um dos grandes teóricos da comunicação contemporânea, estará em Foz do Iguaçu no Encontro Mundial de Blogueiros
A programação do Encontro Mundial de Blogueiros ainda não está completamente fechada, mas uma das mesas tratará do assunto “Internet e o Novo Jornalismo”. É um debate sobre este novo modelo de comunicação que possibilita a democratização de informação e a liberdade de expressão.

 

O blogueiro curitibano Esmael Morais afirma que este novo modelo de jornalismo ainda tem muito o que crescer e melhorar no Brasil. “Hoje no Brasil ainda existem poucos blogueiros profissionais, a maioria é um estudante, ou um operário, um militante que gosta do assunto e vê na internet uma forma de mostrar sua opinião e agregar leitores”, afirma.

 

Ignácio Ramonet - Para este debate, o fundador do jornal francês Le Monde Diplomatique, Ignácio Ramonet, vem à Foz do Iguaçu participar da mesa. Ramonet é jornalista e sociólogo, mas estudou também engenharia. Foi aluno de Roland Barthes, é doutor em Semiologia pela École dês Hautes Études Em Sciences Sociales de Paris.

 

Ramonet também lecionou Teoria da Comunicação em várias universidades na França e na Espanha, publicou livros sobre geopolítica e crítica da comunicação mundial. Desde 1991 é diretor do Le Monde Diplomatique, faz contribuições para o jornal espanhol El País e é consultor da rede de televisão pan-lantino-americana Telesur. Foi promotor do Fórum Social Mundial de Porto Alegre e criou o slogan “Um outro mundo é possível”.

 

Premios – Ignácio Ramonet recebeu muitos prêmios no decorrer da carreira, em 1999 Melhor Jornalista do Ano em Girona na Espanha. Em 2000 foi escolhido como Melhor Jornalista Estrangeiro Defensor da Paz em Roma, Itália. Melhor Jornalista Defensor dos Direitos Humanos em 2001 Corunha, Espanha.

 

Em 2003 recebeu o prêmio Rodolfo-Walsh de Jornalismo em homenagem a sua trajetória profissinal na Universidade Del Plata na Argentina. Em 2003 o Prêmio de Comunicação Cultural Norte-Sul, em 2004 Prêmio Turia de Informação, em 2005 Prêmio Mediterrânico da Informação e em 2006 Prêmio José Couso da Liberdade De Imprensa.
 

 por:Mariana Serafini - @maserafini  Sexta, 26/08/2011 - 15h33 - Atualizado Sexta, 26/08/2011 - 15h35
publicidade

Você leu: Ignácio Ramonet confirma presença do Encontro Mundial de Blogueiros

publicidade