Previous slide
Next slide

Itaipu Binacional

Previous slide
Next slide

Weekend Fly
Imagem aerea da barragem de Itaipu

A partir de um acordo entre Brasil e Paraguai, a Itaipu Binacional começou a ser construída no Rio Paraná em 1975. Apenas nove anos depois a usina hidrelétrica começou a operar e, após mais alguns anos, já gerava energia suficiente para manter o Brasil por 81 dias. É a maior usina hidrelétrica em geração de energia do mundo. A Itaipu possui um total de 20 turbinas e três vertedouros, que são abertos nas épocas em que o Rio Paraná está cheio, formando um belo espetáculo de águas!

A natureza da região foi gravemente danificada. Por isso, a Itaipu Binacional desenvolveu programas para a preservação do meio ambiente. Alguns desses programas de preservação fazem parte do Complexo Turístico Itaipu. É o caso do Canal da Piracema e do Refúgio Biológico Bela Vista. Também fazem parte do Complexo Turístico da Itaipu o Ecomuseu e o Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho

 

A Itaipu possui diferentes modalidades de visita, todas precedidas de um documentário institucional com a duração de 20 minutos:

 

Visita Panorâmica: Passeio destinado à contemplação da grandiosidade da Itaipu. Um ônibus da usina (visitas particulares) ou de grupo de turismo (para excursões) passeia por todo o complexo, enquanto guias expõem as informações e curiosidades mais relevantes a respeito da construção e do funcionamento da usina. Há uma parada estratégica na Estação Mirante Central, um ponto privilegiado construído para a admiração da barragem e do vertedouro, que é um dos cartões postais de Foz do Iguaçu.  

Circuito Especial: É o passeio mais completo aberto ao turista. Além das etapas incluídas no trajeto da Visita Panorâmica, proporciona ao visitante conhecer o interior da barragem, onde técnicos dão explicações mais aprofundadas a respeito do funcionamento da usina. Capacetes são fornecidos para proporcionar segurança à visitação das unidades geradoras. Nesse circuito, as pessoas ficam a poucos metros de complexos computadores, turbinas e painéis eletrônicos. Observação: Para este passeio é aconselhável fazer reserva com antecedência. Não é permitido o uso de saias, chinelos ou shorts. 

Iluminação da Barragem: Clique aqui para mais informações desse circuito.

 

Dica: O turista ainda tem a opção de adquirir pacotes para visitas combinadas, conhecendo mais de uma das atrações do Complexo Turístico da Itaipu. Uma grande oportunidade!

Previous slide
Next slide