Empresas parceiras

Igushuttle - Destino Iguassu - Passaporte Iguassu - IguFoz - Loumar Turismo
Noite Italiana - Hotel Bella Italia - Águas do Iguaçu Hotel - Bogari Hotel - Iguassu City Tour

contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Educação em Foz do Iguaçu

PTI sorteia duas bolsas para curso sobre banco de dados geográficos Curso será realizado nos dias 22 e 23 de junho

Curso será realizado nos dias 22 e 23 de junho


Por: Assessoria

Publicado em:

O Parque Tecnológico Itaipu (PTI), por meio do Centro Internacional de Hidroinformática (CIH), vai sortear duas bolsas para o curso “Banco de Dados Geográficos com PostgreSQL + PostGIS e Servidor de Mapas Geoserver”, que será nos dias 22 e 23 de junho.  Essas ferramentas são importantes pois permitem a seus usuários o acesso com mais segurança a dados geográficos como, por exemplo, a quantidade de municípios por onde passa determinado rio ou o cálculo da área de uma propriedade rural. Isso possibilita um melhor gerenciamento dessas informações e facilita a tomada de decisões por parte dos gestores.

Esse é o segundo curso ofertado pelo CIH neste ano, como parte do Programa de Capacitação em Geoprocessamento e Geotecnologias Aplicado à Gestão Territorial. O primeiro curso, “Geoprocessamento com QGIS”, teve 72 inscritos concorrendo as bolsas. As inscrições para o novo sorteio podem ser feitas entre 31 de maio e 7 de junho. Ao todo, serão 20 vagas para a capacitação, e as inscrições gerais ficarão abertas entre 8 e 19 de junho.

O curso “Banco de Dados Geográficos com PostgreSQL + PostGIS e Servidor de Mapas Geoserver” será dividido em duas etapas. Na primeira, os alunos terão uma introdução sobre dados geográficos e sua utilização em bancos de dados. Segundo o analista de sistemas do CIH, Fagner Oliveira, serão apresentadas as ferramentas para trabalhar com esses dados e as vantagens de usar o banco de dados em vez de outras abordagens.

Entre esses diferenciais, ele ressalta o controle de qualidade e de segurança dos dados, e a compatibilidade com sistemas web. “É possível criar mecanismos de validação e tratamento dos dados antes de realizar o armazenamento, e também definir regras de acesso aos dados: alguns usuários podem trabalhar apenas com os dados de agricultura, por exemplo, enquanto outros apenas com dados relacionados à hidrografia”, explica Fagner.

A segunda parte do curso trata da aplicação web, por meio do servidor de mapas Geoserver. Esse recurso permite que vários sistemas tenham acesso ao banco de dados por meio de protocolos web específicos da área geoespacial. No servidor é possível visualizar os dados e alterar a apresentação visual, dando a eles determinadas características, como uma combinação de cores para cada município.

O curso é destinado a profissionais que atuam nas áreas de Gestão Territorial e Gestão de Recursos Hídricos; Computação, Geografia, Engenharia Civil e Engenharia Ambiental; e acadêmicos e pesquisadores que usam ferramentas de geoprocessamento para análise de variáveis ambientais.

Inscrições

As inscrições para concorrer as bolsas podem ser feitas pelo site www.pti.org.br/cih/capacitacoes, no formulário de isenção do “Banco de Dados Geográficos com PostgreSQL + PostGIS e Servidor de Mapas Geoserver”.

A equipe do CIH vai enviar um e-mail com o nome dos vencedores e instruções para que aqueles que não foram selecionados se inscrevam normalmente no curso.  O valor é de R$350,00 (não estudantes) e R$175,00 (estudantes). Mais informações pelo telefone: 3576-7012.

Recomendado para você

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Anúncio

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Categorias

Assine

Logo do ClickFoz