contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Cultura em Foz do Iguaçu

Revista Escrita traz as diferenças culturais da fronteira A edição 47 da publicação literária circula em escolas e bancas culturais

A edição 47 da publicação literária circula em escolas e bancas culturais


Por: Lauane de Melo

Publicado em:

A Revista Escrita 47, publicação de literatura e arte da Associação Guatá, registra as diferenças que fluem na fronteira trinacional. Nas páginas da revista, contos, crônicas, poesias e ensaios interagem com ilustrações, desenhos e imagens. Nesta edição, estão presentes contribuições de 28 autores de várias partes do Brasil e de países como Argentina, Chile, Guiné Bissau, Paraguai, Puerto Rico e Uruguai.

A capa da revista traz a fotografia da antropóloga Taisa Lewitzki, que reverencia as expressões indígenas e alerta sobre os direitos dos povos originários. A imagem de 2014 reproduz uma cena cotidiana da aldeia Jacy Porã, da etnia M’bya Guarani, estabelecida na Argentina. A autora da foto faz mestrado em Curitiba e atua como agente cultural em uma comunidade rural na cidade de Inácio Martins (PR).

A revista também expressa em palavras a pluralidade de sentidos presentes região. A escritora e psicóloga Maria Zaracho Robertti apresenta um texto em yopará, construção que resulta da mistura das línguas guarani e espanhola. Robertti fala das aparências, da hipocrisia, exterioridades presentes no cotidiano e afeitas aos espaços da vida pública, particularmente muito adotadas por representantes políticos.

O poema de Robertti veiculado na Revista Escrita chama-se “Mberu”, que significa mosca na tradução para o português. “Gosto muito de escrever, é um jogo. Fico muito honrada em poder compartilhar o texto na Escrita. No Paraguai, no Brasil, Mberus são epidemias na América Latina”, explicou a autora, que mora Coronel Oviedo e trabalha em Caaguazú, municípios do Paraguai.

Prosa cultural

Estudante de Enfermagem e integrante de uma banda autoral em Foz do Iguaçu, Amanda Engel participa da Escrita 47 com uma fotografia chamada “Revoada”, em que trata de despedidas. “Sinto imenso apreço por fazer parte e acompanhar os ativistas culturais da revista Escrita. E se tenho feito das minhas fotografias a minha poesia, é através da Guatá que a Tríplice Fronteira faz sua prosa cultural”, reflete.

As fotografias de Flávio Junior, cearense da cidade de Redenção, revelam o viver simples. “Gosto de registrar a vida, emoções, cores, alegria. Registrar momentos é o que me encanta na fotografia, o que para mim é poesia”, diz. “Andava meio desmotivado quanto às fotografias, mas o convite da Guatá reacendeu a vontade de produzir”, expõe o estudante da Unilab (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira).

Autores

Seção Palavras – Alana Carla Hauptt Centine Borges, Angélica Pereira, Áurea Cunha, Carla Santos, Cristiane Grando, Emílio dos Santos Fernandes Júnior, Gabriel Cortilho, Gime Machado, Iara Rossini Lessa, Maria Zaraco Robertti, Marcio Renato dos Santos, Mona Lisa da Silva, Paulo Bogler, Rafaela Martins, Silvina Sosa, Silvio Campana, Valentina Rocha Virginio, Victória Nogueira e Yuma Martellanz.

Seção Olhos – Alana Carla Hauptt Centine Borges, Alejandra Morales, Amanda Engel, Áurea Cunha, Carla Santos, Dias Gomes Fernando, Dieguito, Flávio Júnior, Lalan Bessoni, Taisa Lewitzki e Yuma Martellanz.

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Assine

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Anúncio da revista D!VA
Logo do ClickFoz