Previous slide
Next slide

2009 será difícil, mas não ruim para bares e restaurantes, afirma presidente da Abrasel

Previous slide
Next slide

Este ano deverá ser difícil, mas não ruim para o setor de bares e restaurantes. O primeiro trimestre será importante para observar e compreender qual é o real impacto da crise econômica no mercado nacional. As oscilações do dólar aumentaram os custos do setor, principalmente em relação aos preços do vinho, azeite, carne, cevada, entre outros. No segundo semestre, a economia deverá estar mais equilibrada. Essas são as apostas do presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Paulo Solmucci Jr. 

Em entrevista concedida à Agência Sebrae de Notícias, ele afirma ainda que se a legislação brasileira permitisse a contratação de trabalhadores temporários nos moldes de outros países, os jovens seriam os grandes beneficiários, pois poderiam conciliar melhor escola e trabalho. Esse pleito dos donos de bares e restaurantes é antigo. Talvez os efeitos da crise no mercado de trabalho levem o governo a modernizar a legislação trabalhista, regulamentando esse tipo de contratação.

Para o presidente da Abrasel, os donos de bares e restaurantes também aguardam o apoio às micro e pequenas empresas anunciado pelo presidente Lula. Eles esperam que o crédito seja melhor distribuído entre pequenas e grandes empresas, em 2009.

Além disso, Paulo destaca que, em 2008, os negócios cresceram apenas 5% no País. A instituição da chamada Lei Seca no País, que proíbe e pune motoristas alcoolizados ao volante, reduziu os negócios do setor. Demissões foram feitas por conta da implantação da nova legislação e o setor entrou em 2009 mais enxuto. Contudo, ele acredita que para este ano não há previsão de demissões, mas de contratações.

Outro dado importante da entrevista é sobre a dimensão do setor de bares e restaurantes no Brasil. Segundo o presidente da Abrasel, cerca de um milhão de empresas integram o setor e 52% dos trabalhadores dessas empresas têm até 30 anos de idade. Sendo assim, para milhares de jovens e pessoas pouco qualificadas, o primeiro emprego se encontra nesse setor.

Previous slide
Next slide