Perfil
Nome: ZÉ CARLOS NEVES (PMN) – ZÉ CARLOS
Profissão: Comerciário
E-mail: zecarlos@cmfi.pr.gov.br
Partido atual: PMN
Partido eleito: PMN
Número de Votos: 2174 Colocação Geral: 13
Colocação no Partido: 1º lugar
1– PROJETOS – Desde o inicio dos trabalhos em 2009, quantos projetos foram apresentados à plenária da Câmara? Quantos foram aprovados? Em seu ponto de vista quais foram os mais relevantes?
Desde o início de meu mandato apresentei 49 Projetos de Lei. Desses, 16 foram promulgados. Todos são importantes, pois remetem para reivindicações sociais, entretanto, destaco:
• Dispõe sobre a obrigatoriedade da divulgação do número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica- CNPJ ou Cadastro de Pessoa Física- CPF, no Diário Oficial do Município, das empresas citadas em Atos do Poder Público do Município.
• Dispõe sobre a criação de espaço nos terminais de transporte coletivo urbano do Município de Foz do Iguaçu, para colocação de painéis com indicadores de empregos.
• Obriga a afixação de avisos nos estabelecimentos de acesso público e que tenham portas com detector de metais, dispositivos antifurto e outros do gênero, sobre os riscos do equipamento para portadores de marcapasso.
• Institui a obrigatoriedade da inclusão da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS – no currículo escolar no âmbito do Município de Foz do Iguaçu.
• Institui a apresentação de artistas locais na abertura de shows musicais nacionais e internacionais realizados na cidade.
Vale destacar, também, alguns Requerimentos e Indicações que esse vereador luta pela concretização dos mesmos, são eles: a criação de Restaurante Popular ( verba proveniente do governo Federal e que abre espaço para geração de emprego e renda, além da oferta de alimentação barata e balanceada ao trabalhador) ; autor da ideia da implantação de Academias a Céu Aberto ( aos moldes da 1ª inaugurada em Foz pelo Sindicato dos Comerciários – Sinecofi, no qual atuo como presidente), além de ser o primeiro vereador a requerer ao Executivo –várias vezes- a implantação na cidade; semáforo nas rótulas do Makro e do CTG Charrua; Praça da Juventude, implantação de uma malha de ciclovias ligando os bairros de Foz do Iguaçu, entre outros.
Esse vereador também foi autor de denúncias como: o excesso de cargos comissionados (CCs) no Executivo de Foz, o escândalo dos remédios vencidos, 50 bercinhos de criança, um trator e um equipamento para lavanderia industrial encontrados abandonados no antigo armazém da Cobal, prédio de responsabilidade da Prefeitura de Foz.
2– RECURSOS – Costuma prestar conta do mandato à comunidade? Como isso é feito?
Sim. A prestação de contas é realizada através de várias formas de comunicação, monitoramento e aproximação com o eleitor. Entre elas: em meu gabinete na Câmara, que está aberto para receber sugestões, criticas e opiniões da população; o corpo-a-corpo com a comunidade, pois visito os bairros de minha base eleitoral com participação ativa nas associações dos moradores; das informações publicadas através do jornal/informativo trimestral, sendo distribuídos 10 mil exemplares; pelo site www.zecarlosfoz.com.br , que é atualizado diariamente tornando-se uma porta aberta para sugestões dos ‘eleitoresnautas’ , através do link MURAL; pela assessoria de comunicação que distribui releases sobre as ações de meu mandato para a imprensa, associações, sindicatos dos trabalhadores, eleitores cadastrados, o que gera mídia espontânea, expondo à comunidade minha atuação legislativa.
A prestação de contas é realizada através de várias formas de comunicação, monitoramento e aproximação com o eleitor
Vale ressaltar que minha atuação como presidente do SINECOFI, Sindicato dos Empregados no Comércio, é de extrema relevância, pois tenho contato direto com a maior categoria do país, que em Foz e região circunda em torno de 30 mil comerciários, e que me fez ser o único representante paranaense desses trabalhadores no Legislativo e representá-los, através de reivindicações que se tornam Audiências Públicas, Projetos de Lei e Indicações, além da premissa primeira como vereador: a de fiscalizar a utilização do Dinheiro Público.
3– BALANÇO – Durante o mandato de que forma Vossa Senhoria trabalhou para retribuir o voto de seus eleitores?
Fiscalizando o Dinheiro Público, denunciando possíveis desvios do erário e controlando a utilização das verbas públicas; apresentando Projetos de Lei que vêm de encontro às reivindicações da comunidade; lutando e sendo a voz dos trabalhadores, através da solicitação de Audiências Públicas, que permitem a comunidade se manifestar, e Indicações para melhorias nos bairros; participando de comissões da Câmara que analisam PLs do Executivo .
4– FUTURO – Ao final do mandato pretende dar continuidade a carreira política? De que forma?
Sim, porque acredito na ideia de que os eleitores devem ter o direito de conceder um segundo mandato aos políticos que tiveram boa administração anterior. Caso reeleito, vou continuar lutando por melhorias e pelo bem-estar social dos iguaçuenses, fiscalizando o destino do dinheiro público e aprimorando as ações citadas anteriormente.
5– CLASSIFICAÇÃO – De 5 a 10, sendo 5 pouco produtivo e 10 muito produtivo, dê uma nota para o seu mandato até este momento e explique o motivo da avaliação.
Nota 10. Porque sou um vereador atuante e participativo, dedico minha função para exercer o cargo público de fiscalizador do Executivo. Porque trabalho incessantemente em defesa da cidadania, dos excluídos e da melhoria da qualidade de vida da população iguaçuense. Porque estudo e apresento Projetos de Lei que vão de encontro às reivindicações populares. Porque presto contas de meu mandato, porque não compactuo com a prática de oferta de cargos comissionados que viram cabide de emprego, privilegiando poucos e emperrando o desenvolvimento da cidade. E, por fim, porque respeito o voto e a confiança dos eleitores depositada em mim.