Foto: Divulgação |
![]() |
Evento gratuito acontece nesta quinta-feira, 14 |
A primeira “Sessão de Quinta” exibe o filme “Uma longa viagem”, de Lúcia Murat, nesta quinta-feira, 14 de abril. Após a exibição, haverá debate com o estudante Mariano Lopez e a professora de Cinema e Audiovisual da Unila, Kira Pereira. Todas as sessões do Cinelatino são gratuitas e abertas ao público.
Este novo ciclo de exibições visa, por meio dos filmes, mostrar os efeitos das ditaduras militares e trazer o debate sobre este período que marcou a história dos países latino-americanos. “Fazemos menção aos ‘rastros das ditaduras’, pois queremos mostrar o quanto este período nos deixou sequelas ainda permanentes. É nesse sentido que a maioria dos filmes escolhidos tentam revelar um lado mais cotidiano dos males das ditaduras, o quanto elas afetaram, e ainda afetam nossa percepção sobre ordem e autoridade, sobre a vida e o cotidiano de muitas pessoas, inclusive aquelas que não estavam do lado da luta armada e da resistência, nem do lado da repressão”, explica Leonardo Name, coordenador do projeto Cinelatino e docente da Unila.
Sobre o filme – Roteirizada, dirigida e produzida por Lúcia Murat, de contornos autobiográficos e com Caio Blat no elenco, a obra mistura as linguagens documental e ficcional. Traz um retrato dos anos 60 e 70 por meio da contraposição entre um rapaz que é enviado ao exterior para não se envolver com as lutas armadas contra a ditadura militar no Brasil, e sua irmã que lutou, foi presa e torturada no mesmo período.
Serviço
Exibição do filme "Uma longa viagem" (Lúcia Murat, Brasil, 2011)
Data: 14 de abril (quinta-feira, ), às 18h
Local: Auditório da Unila Jardim Universitário (Avenida Tarquínio Joslin dos Santos, 1000)
Entrada franca
Confira as próximas exibições do projeto Cinelatino:
Sessões de Quinta – Auditório do Jardim Universitário, sempre às 18h
– 28/04: “Nostalgia da luz” (Nostalgia de la luz, Patricio Guzmán, Chile/Espanha/França/Alemanha/EUA, 2010)
Embalos de Sábado – Teatro Barracão – Praça da Bíblia, sempre às 17h
– 14/05: “A história oficial” (La historia oficial, Luis Puenzo, Argentina, 1985). Vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro
– 28/05: “Estado de sítio” (État de siége, Costa Gavras, França/Itália/Alemanha Ocidental, 1972)
– 18/06: “Pra frente, Brasil” (Roberto Farias, Brasil, 1982)