O Parque Tecnológico Itaipu (PTI), por iniciativa do Programa de Ciência e Tecnologia (C&T), sedia nos dias 27 e 28 de outubro, o 1º Simpósio de Bioenergia e Biocombustíveis do Mercosul. O evento busca desenvolver ações de ampla cooperação entre os países latino-americanos, visando estabelecer plataformas de competência para projetos de pesquisa em rede e para trabalhos acadêmicos e tecnológicos nas áreas de bioenergia e biocombustíveis.
A proposta do Simpósio é desenvolver ações de incentivo à ciência e tecnologia; fortalecer o conhecimento e as bases científicas e tecnológicas na área de bioenergia; ampliar a rede de cooperação acadêmico-científica entre os países do Mercosul; promover o intercâmbio entre docentes, pesquisadores e estudantes, principalmente de pós-graduação; e celebrar convênios de cooperação técnica entre instituições de ensino.
Cerca de 250 pessoas devem participar do evento, entre acadêmicos e professores das áreas de engenharias, agrárias, exatas e da terra, biológicas, sociais e econômicas; além de representantes de institutos e centros de pesquisa e demais interessados na temática do evento.
A abertura do evento será às 9 horas, seguida de uma conferência sobre o tema “Água e Energia”, com o diretor de Coordenação da Itaipu, Nelton Friedrich. Já às 11 horas, haverá uma palestra sobre “Fontes Limpas e Renováveis de Energia”, com o engenheiro da Copel, Luiz Antonio Rossafa.