Foto: Divulgação |
O projeto da nova ponte apresenta o estilo estaiada, suspensa por cabos e constituída por dois mastros |
Foi publicada na quinta-feira (21) no Diário Oficial da União (DOU) a decisão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) em realizar, no dia 9 de novembro, audiência pública para discutir a contratação dos serviços necessários para a construção de nova ponte internacional sobre o rio Paraná, ligando o Brasil ao Paraguai, no trecho entre Foz do Iguaçu e a cidade vizinha de Presidente Franco. O projeto inclui a construção de acesso à rodovia BR-277.
A audiência pública será realizada na Câmara Municipal de Foz do Iguaçu. No dia três de maio deste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a determinação de construir uma segunda ponte na região. A Ponte da Amizade, que é a atual ligação entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este, foi inaugurada na década de 1960.
A última decisão do DNIT informada através de seu chefe regional Vicente Veríssimo,dizia que a ponte só viria com a duplicação e restauração da BR 469. E que o contorno – Perimetral Leste, só sairia do papel com a construção da nova ligação ao país vizinho.
Acontece também que a licitação da ponte está incluída no PAC 2 para a região sul, o que quer dizer que tem urgência.
Naquela oportunidade o DNIT de Curitiba me assegurou que as obras do Contorno Rodoviário em si, que compreende a ligação da BR 277 até a BR 469, devem acontecer somente após as obras da duplicação e da restauração da Rodovia das Cataratas até o portão de entrada do Parque Nacional do Iguaçu.
O governo federal por meio do DNIT parece que está olhando para Foz. Na quarta-feira (20) a assessoria do Parque Nacional do Iguaçu divulgou nota que quinta-feira (21) seria lançado o Edital de Licitação para as obras de restauração. “A nova licitação para a Rodovia das Cataratas ocorre pouco mais de um mês após a emissão da Ordem de Serviço para a restauração da BR-469 entre o trevo de acesso à Ponte Tancredo Neves e o portal de acesso ao Parque Nacional”, diz a matéria.
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Situação atual – Por enquanto a Rodovia das Cataratas, parte da BR 469 e trecho administrado pela prefeitura, está em péssimo estado de conservação. A prefeitura recebeu dinheiro para a restauração da avenida até a rotatória que dá acesso a Argentina, mas não realizou nem a metade da obra alegando insuficiência na verba. É fácil encontrar buracos durante toda a extensão da via, verdadeiras crateras que principalmente em épocas de chuvas são abertas culminando até em prejuízos aos motoristas. O perigo em se trafegar pela avenida também pode ser constatado em trechos sem acostamentos, o que obriga quem teve seu carro estragado, devido ao mau condicionamento da pista, a estacionar o seu veículo nas ribanceiras.