Search
Previous slide
Next slide

A espontaneidade nas capturas de Letícia Lichacovski

Previous slide
Next slide

 

 

A personagem do Estúdio Clickfoz dessa semana é a formanda em jornalismo, Letícia de Paula Lichacovski, 20 anos. Ela se auto-define simpática, bonita e inteligente, ego e brincadeiras a parte, salienta uma paixão em comum com as pessoas que já foram entrevistadas por essa coluna, a de fotografar.

Na entrevista ping pong ela revela a razão do interesse pelas fotos, define seu estilo, conta que só fotografa por diversão e revela que o seu insight vem do Flickr, que maravilha!

 

ClickfozPor qual razão você se interessa pela fotografia?
Letícia – Eu acho que é um meio diferente de vermos o mundo. Não reparamos na beleza, por exemplo, de um riso até o registrarmos. 

ClickfozQual o estilo que melhor define as suas capturas?
Letícia – Gosto da espontaneidade (a não ser quando são fotos minhas). É o único meio de conseguirmos transmitir um sentimento verdadeiro para a foto. É muito mais fácil entender o sorriso de uma criança brincando do que o sorriso de uma modelo que sorri porque deve.

 

Clickfoz Tem algo que você prefere fotografar, uma linha de interesse?
Letícia – Não diria que tem "algo" específico. Já tirei fotos de flores, mas também já fotografei sapatos. Quer dizer, não tem necessariamente uma lógica, mas gosto de mostrar pontos de vista. Todos vemos uma rosa e achamos bonita, mas tem um ponto que nos faz ver uma gota de orvalho escorrendo pela folha. É disso que eu gosto: o ponto de vista. Não me preocupo muito com o "o quê" estou fotografando.

 

ClickfozFaz da fotografia só um hobbie ou pretende levar como uma profissão?
Letícia – Só hobbie mesmo. Gosto muito, mas tenho medo de que usar a fotografia como profissão desgaste essa paixão e que eu termine fotografando só porque preciso.

 

Clickfoz Tem alguma inspiração, algum fotógrafo que você admire?
Letícia – Robert Capa e Sebastião Salgado. Esses são clássicos. Mas com o Flickr, podemos conhecer vários outros fotógrafos, muitas vezes amadores, e admirá-los também. Às vezes são amigos ou conhecidos nossos mesmo, que não fazíamos ideia do talento que tinham. Tem também o Rodrigo Vipych, o paranaense. Faz fotos maravilhosas.

Clickfoz Já que citou o Flickr, você acha que essa rede de compartilhamento, como as outras, ajuda no fortalecimento cultural e também profissional?
Letícia – Com certeza! Como eu disse, descobrimos talentos de outras pessoas e de nós mesmos! E conforme isso vai acontecendo, queremos mais e mais. Criamos contatos, profissionais e amadores, e vamos crescendo na fotografia. (O Flickr) É um meio muito bom para isso.

A Letícia está no Flickr, veja outras fotos clicando em: http://www.flickr.com/photos/leca_

Previous slide
Next slide