A 10ª Conferência Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu, que começa nesta sexta-feira (23), a partir das 14h no Complexo Educacional Érico Veríssimo, no Jardim São Paulo, vai discutir, avaliar e condensar cerca de 800 propostas de políticas públicas de saúde para o município. O trabalho será realizado em doze oficinas com temas diversos e prevê ampla participação. As sugestões indicam os anseios da comunidade representada por trabalhadores, gestores de saúde, entidades, prestadores de serviços e da comunidade usuária do SUS e serão submetidas a plenário.
Estão previstas doze oficinas de discussão de propostas, entre elas: Impacto do Meio Ambiente na Saúde; Terceirização do SUS; Saúde do Idoso; Saúde do Trabalhador; Atenção a Urgências e Emergências; Doenças Crônicas e o SUS; Saúde da Mulher; Saúde Mental; Qualidade da Atenção nas Unidades Básicas de Saúde – Humanização do SUS; Controle Social – participação popular e Doenças Sexualmente Transmissíveis.
O evento tem como tema "20 anos de SUS- Avanços e Desafios da Saúde de Foz" e segue no dia 24, das 8h às 19h, prevê a participação de 800 pessoas, entre delegados e observadores. A organização é da Secretaria de Saúde e do Comus (Conselho Municipal de Saúde) de Foz do Iguaçu. Participam como palestrantes representantes do Ministério da Saúde, Ministério Público Estadual e do Grupo Saúde na Fronteira da Itaipu Binacional. O prefeito Paulo Mac Donald e o secretário de Saúde, Luiz Zarpelon, também participarão.
A Conferência considera a Constituição Federal que prevê a participação popular na construção do SUS e o consequente compromisso do gestor público com as mudanças no sistema a partir das diretrizes apontadas nas discussões da Conferência.
Programação:
Dia 23/10 – Sexta-feira
12h – Credenciamento/inscrição das entidades postulantes a cadeira no COMUS/Foz (encerra-se às 17h). Inscrição para as oficinas (encerra-se às 14h)
14h15 – Abertura oficial e leitura do Regimento da 10ª Conferência Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu.
14h45 – Mesa Redonda com a participação do Secretário Municipal de Saúde, Luis Fernando Zarpelon, do Presidente do Conselho Municipal de Saúde Sr. Ricardo Soley Foster, e como convidado, o Promotor do Ministério Público Estadual, Marco Antônio Teixeira.
17h – Lanche
17h30 – Instalação da mesa solene
18h – Eleição das entidades postulantes a cadeira no COMUS/Foz por segmentos representativos.
Dia 24/10 – Sábado
08h – Palestra com Joel de Lima, da Itaipu Binacional. Tema: Ações do Grupo de Trabalho de Saúde na Fronteira.
09h – Palestra magna com André Bonifácio, do Ministério da Saúde. Tema: 20 anos de SUS.
10h – Oficinas
12h – Entrega dos relatórios das oficinas
12h30 – Almoço
14h – Leitura e aprovação do relatório final
17h30 – Habilitação das entidades
18h – Moções
18h30 – Eleição dos Delegados para a 9ª Conferência Estadual de Saúde
19h– Encerramento e entrega de Certificados.