Jornal de Itaipu Eletrônico |
![]() |
Largada da 2ª Maratona Internacional das Águas (2008) |
A cidade de Foz do Iguaçu vem se destacando no cenário nacional de corridas de rua nos últimos anos. Além de ser um dos pólos turísticos mais fortes do país, a “Terra das Cataratas” chama a atenção por suas belezas naturais, que encantam a todos que visitam o lugar. O incentivo ao esporte em Foz aumentou, principalmente nos esportes coletivos, como o futebol e futsal. Mas é no atletismo, mais precisamente nas corridas de ruas, que estão surgindo as grandes atrações e atraindo pessoas de vária partes do Brasil e também do mundo.
Pelo menos três grandes eventos esportivos ocorrem ao ano na cidade. A Meia-Maratona das Cataratas, Maratona Internacional das Águas e Meia-Maratona Internacional das Três Fronteiras. Essas provas acontecem com a participação de centenas de pessoas envolvidas na organização, promoção e divulgação. Além de contar com o apoio de diversos órgãos e instituições públicas e privadas.
Outro marco que atrai atletas famosos do Brasil e diversos outros países são os valores em dinheiro que são pagos aos primeiros colocados, divididos por categorias. Um exemplo disso foi o sucesso obtido na primeira edição da Maratona Internacional das Águas, realizada pelo SESC (Serviço Social do Comércio) de Foz do Iguaçu, em 2007.
Jornal de Itaipu Eletrônico |
![]() |
Vanderlei Cordeiro de Lima, presença ilustre na primeira edição da prova, em 2007 |
Destaque – Vanderlei Cordeiro de Lima, medalha de bronze na Maratona das Olimpíadas de Atenas 2004 (aquela que ficou conhecida por um ex-padre irlandês que invadiu a pista e atrapalhou o brasileiro quando ainda liderava a prova), veio até Foz do Iguaçu e participou da disputa. Assim como Marizete de Paula Resende, outra grande atleta da modalidade.
Além dos atletas consagrados no país, a Maratona Internacional das Águas também reúne personagens internacionais, como foi o caso do queniano Charles Korir, vencedor das duas edições da corrida. Os primeiros quilômetros se dão dentro da usina hidrelétrica de Itaipu, a maior do mundo em produção de energia. A largada, em frente ao mirante central, inicia uma jornada de 42.195m passando pelo centro da cidade e cruzando a linha de chegada no interior do Parque Nacional do Iguaçu.
Poucos meses depois da vinda do SESC para Foz do Iguaçu, foi criada a Maratona Internacional das Águas. De acordo com José Dimas Fonseca, diretor do Sesc em Foz do Iguaçu, o evento surgiu com “o objetivo de fomentar o turismo, o comércio local e promover um maior reconhecimento na cidade de Foz do Iguaçu”. Essa ideia surgiu junto com a presidência do SESC-PR em parceria com a Itaipu Binacional, Parque Nacional do Iguaçu e Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu.
Por passar pelos dois principais pontos turísticos da cidade (Itaipu e as Cataratas), a organização da prova se preocupou bastante em não atrapalhar o fluxo de turistas que visitam a região. Para isso, foram feitas reuniões com membros da Polícia Rodoviária Federal, os quais disseram não haver problema na realização do evento, dando o aval de que o Sesc precisava.
Organização – Segundo Dimas Fonseca, cerca de 350 pessoas trabalham na organização desta que é uma das seis maratonas do Brasil aceitas pela Confederação Brasileira de Atletismo. E são pessoas do Brasil inteiro, entre elas funcionários do Sesc, profissionais de Educação Física, além do apoio da Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal de Foz do Iguaçu e Polícia Militar.
Para os organizadores da Maratona Internacional das Águas, a maior expectativa para este ano é de que o evento se solidifique de forma grandiosa, tanto no setor turístico, atraindo várias pessoas e empreendedores para a cidade, quanto no setor esportivo, sendo uma das principais corridas de ruas do país. A meta é alcançar a inscrição de dois mil atletas numa única edição. Dimas Fonseca revelou que o nível da prova é avaliado pelos próprios atletas, considerada por eles, uma das corridas mais bem organizadas do Brasil.
Sobre a possibilidade de um grande nome da maratona internacional comparecer na edição deste ano, assim como ocorreu em 2007 com a vinda de Vanderlei Cordeiro de Lima, o diretor José Dimas Fonseca disse haver essa ideia de convite, embora ainda não tenha nada oficial, apesar de alguns nomes já constarem numa lista previamente elaborada.
Inscrições – As inscrições para a 3ª Maratona Internacional das Águas Sesc PR, que será realizada no dia 27/09, podem ser feitas pela internet através do site http://www.sescpr.com.br/eventos/corrida_Rua_2009/foz.html até o dia 23/09 ou na sede do Sesc PR em Foz do Iguaçu, próximo ao viaduto da Av. JK com a Av. Tancredo Neves, até às 20h do dia 24/09.
Mais informações pelo telefone (45) 3576-1300.
Fonte: Revista Contra-Relógio/2007 |
![]() |
Infográfico do percurso da Maratona Internacional das Águas |