Previous slide
Next slide

Mais de 23 mil pessoas precisam receber vacina contra dengue em Foz

Previous slide
Next slide

De acordo com último levantamento realizado pelo Programa de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde a 3ª etapa da vacinação contra a Dengue alcançou até o momento a cobertura vacinal de 16% no Município.

A 3ª etapa da campanha começou no dia 20 de setembro e segue até o dia 27 de outubro. O objetivo é vacinar 27.797 jovens entre 15 e 27 anos com a segunda e a terceira dose, mas mesmo com as vacinas disponíveis em todas as Unidades de Saúde e com a vacinação extra-muro que tem sido realizada em locais estratégicos apenas 4.432 pessoas foram vacinas.

Das pessoas que fazem parte do público alvo da campanha 1.985 receberam a segunda dose e outras 2.447 a terceira dose, ainda falta alcançar 23.365 pessoas em Foz do Iguaçu. Segundo a coordenadora do Programa de Imunização Adriana Izuka a principal dificuldade é convencer o público alvo. 

“Diferente da criança que os pais levam ao posto para se vacinar a faixa etária de adolescentes e adultos jovens precisa ser convencida a ir às unidades, o que não é uma tarefa fácil. Geralmente adolescentes têm medo de tomar vacinas e tendem a achar que estão imunes a doenças e situações de risco, o que torna difícil convencê-los da necessidade de tomar uma vacina, que é uma medida preventiva contra alguma doença que eles podem adquirir no futuro”, disse a coordenadora. 

Ainda é importante lembrar que para garantir a imunização completa contra a Dengue causada pelos sorotipos 1,2,3 e 4 é necessário completar o esquema de vacina com as três doses. A vacina é uma forma de prevenção, ao receber as três doses a pessoa protege também toda a comunidade, pois ajuda a diminuir a circulação do vírus. 

Para se vacinar, a população pode procurar qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS), o horário de atendimento pode ser conferido pelo site: www.saudefoz.com.br. O dia D da campanha está marcado para acontecer no sábado dia 21 de outubro, nessa data as UBS atenderão durante todo o dia.

Previous slide
Next slide