Search
Previous slide
Next slide

Cartão virtual pode auxiliar consumidor nas compras na Black Friday

Previous slide
Next slide

Uma das épocas mais aguardadas por consumidores de todo o mundo está bem próxima: a Black Friday, período em que varejistas oferecem vários descontos interessantes em seus produtos, o que tende a atrair uma parcela significativa da população. Dessa forma, os brasileiros já estão de olho nas ofertas que serão disponibilizadas pelas grandes varejistas do país neste ano, e um grande aliado para esse público consumidor é o cartão virtual. 

Isso porque a ferramenta tem ganhado popularidade devido à facilidade que ela proporciona na hora de realizar as compras online, já que possui todas as funcionalidades oferecidas pelo cartão tradicional, apesar de não ser física, o que já poupa algum espaço na sua carteira. 

Os cartões virtuais são atualmente disponibilizados pela maioria esmagadora das instituições financeiras atuantes no país, sendo que os seus usuários podem estipular o valor de crédito a ser utilizado assim como prazo para o seu uso. Dessa forma, com a chegada iminente da Black Friday, ele pode ser um grande aliado do consumidor por conta da sua praticidade e segurança oferecida. 

Como o próprio nome já dá a entender, esse instrumento opera de maneira virtual — no entanto, ele possui os mesmos dados presentes no cartão de crédito tradicional, como o nome do consumidor, código de segurança e data de validade. Todavia, não existe a possibilidade de se ter acesso à opção virtual fisicamente, somente via aplicativo da sua instituição financeira. 

Vale destacar que, para contar com um cartão virtual, é necessário que o consumidor possua uma versão física na instituição financeira em que tem uma conta bancária, já que ele serve como uma alternativa ao cartão tradicional, compartilhando não só as mesmas funções, como também a mesma fatura. 

Um destaque especial para a opção virtual se dá pela possibilidade de criar cartões com alguns limites pré-estabelecidos, como um limite pré-fixado a ser utilizado, e assim que o valor determinado ou o prazo em que ele deve estar ativo seja alcançado, ele é automaticamente excluído. 

Principais vantagens da ferramenta

A grande vantagem do cartão virtual sem dúvidas é a possibilidade em escolher entre um cartão de uso único, que não pode ser utilizado em mais de uma compra, ou um cartão de uso recorrente, perfeito para serviços de assinatura no e-commerce ou aplicativos de streaming e jogos, inclusive podendo ser utilizado nas  plataformas de cassinos que aceitam cartão no depósito, o que acaba facilitando a vida dos usuários na hora de realizar seus pagamentos ou na retirada dos valores ganhos. 

Outro ponto vantajoso da opção digital é a segurança, já que, se por um acaso o consumidor for vítima de algum golpe, como a clonagem, o usuário pode simplesmente cancelar a ferramenta através do app do seu banco e bloqueá-la para que novas compras não sejam mais feitas. Ademais, caso você perca seu cartão físico, você poderá utilizar a opção virtual até que receba outro modelo tradicional da sua instituição financeira, contudo, vale lembrar que ele poderá ser utilizado apenas em compras no ambiente digital – exceto em celulares e maquininhas com a tecnologia NFC.

Mudanças à vista

O cartão de crédito é uma das opções de pagamento preferidas do público tupiniquim, e segundo Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, em breve a ferramenta pode sofrer algumas alterações por conta de uma moeda digital. 

Segundo o executivo, a expectativa é de que os brasileiros possuam carteiras digitais offline, além disso, ele espera novas mudanças no Pix, tornando o sistema instantâneo de pagamentos ainda mais simples de ser utilizado. 

Previous slide
Next slide