Search

Diplomatas da União Europeia visitam Itaipu e destacam modelo de integração entre Brasil e Paraguai

Comitiva de dez países conheceu a gestão compartilhada da hidrelétrica e os investimentos em energia e sustentabilidade.
Grupo de diplomatas da União Europeia esteve na Binacional para conhecer o trabalho conjunto de Brasil e Paraguai. Foto: Rafa Kondlatsch/Itaipu Binacional.

Uma comitiva composta por diplomatas de dez países da União Europeia visitou a usina de Itaipu Binacional na tarde do sábado, 24 de maio. O grupo, formado por representantes da França, Polônia, Áustria, Bélgica, Croácia, Espanha, Finlândia, Malta, Portugal e Suécia, foi recebido pelo diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, e pela chefe do escritório da Binacional em Brasília, Lígia Leite Soares.

A visita teve como objetivo apresentar o modelo de gestão conjunta entre Brasil e Paraguai e destacar os avanços promovidos pela Itaipu nas áreas de energia, meio ambiente e integração regional.

Diplomacia e cooperação energética

Durante o encontro, Enio Verri explicou aos diplomatas como Brasil e Paraguai dividem a administração da usina com base em diálogo diplomático e entendimento mútuo. Ele respondeu a perguntas sobre as relações bilaterais e abordou temas como segurança energética, política externa e o papel da Itaipu na produção de energia limpa e acessível para ambos os países.

O diretor também detalhou os investimentos socioambientais realizados com o objetivo de prolongar a vida útil do reservatório da usina. Verri destacou ainda os esforços em pesquisa e inovação conduzidos nos dois lados da fronteira: no Brasil, por meio do Itaipu Parquetec, e no Paraguai, pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

União Europeia e Mercosul no radar

Segundo Verri, visitas como essa fortalecem as relações diplomáticas entre os blocos e contribuem para o avanço das negociações comerciais entre Mercosul e União Europeia.

“A Itaipu, além de ser uma grande produtora de energia limpa e barata, também é marcada pelo processo de integração regional. A União Europeia está no momento discutindo o acordo com o Mercosul. Então fortalecer esses laços pode contribuir para que esse acordo possa avançar”, afirmou.

Reconhecimento europeu à binacional

O chefe de delegação adjunto da União Europeia no Brasil, ministro Jean-Pierre Bou, elogiou a grandiosidade da usina e o impacto positivo de sua operação para os dois países. Ele destacou o protagonismo da Itaipu na produção de energia renovável e no fortalecimento das relações internacionais.

“Acho que Itaipu é algo muito valioso, porque contribui com a energia elétrica no Brasil e no Paraguai, que é quase totalmente renovável. E, deste ponto de vista, é algo muito importante o que os dois países conseguiram construir conjuntamente.”

A visita reforça o papel estratégico da Itaipu não apenas na matriz energética sul-americana, mas também como símbolo de cooperação internacional e desenvolvimento sustentável. A presença da delegação europeia fortalece pontes entre continentes e acende perspectivas para futuras parcerias entre os blocos.

Fotos: Rafa Kondlatsch/Divulgação Itaipu Binacional