Foz do Iguaçu pode ganhar uma pista oficial de atletismo no próximo ano, na área da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), com o apoio da Itaipu Binacional. A cidade foi um dos nove municípios paranaenses contemplados pelo Ministério dos Esportes a receber recursos para a construção do equipamento esportivo. Na lista estão também Curitiba, Londrina, Palmas e Laranjeiras do Sul.
Foto: JIE |
Projeto de pista de atletismo pode sair do papel já em 2014. |
O projeto da pista de oito raias – cada uma com 1,22 metro -, foi elaborado pela Secretaria Municipal do Esporte, com respaldo da Itaipu. A proposta já está pronta e deve ser enviada para Brasília nas próximas semanas. A previsão é que a licitação para a obra ocorra até dezembro. Orçamentos preliminares apontam um investimento de aproximadamente de R$ 5 milhões.
A princípio, o local destinado para a construção é próximo à Morada Estudantil (Hotel Salvatin), na Avenida Tancredo Neves, mas com a aprovação do curso de Medicina para a Unila, a universidade pretende construir a pista junto aos campi dos cursos da área da saúde. “Em um mesmo espaço poderemos ter a pista de atletismo e outros equipamentos utilizados pelos acadêmicos”, disse.
A Itaipu, por meio do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), é parceira da Secretaria Municipal de Esportes no “Projeto Jovens Atletas – Campeões do Futuro”, que treina adolescentes em diversas modalidades esportivas, como corrida, salto e arremesso de martelo, peso e disco. A empresa oferece os equipamentos para treinos, uniformes, suplemento alimentar e custeia o transporte e as viagens dos atletas.