Após dois meses sem feriados prolongados, com o último sendo o de Corpus Christi no dia 7 de junho (quinta-feira), o segundo semestre voltará a ter datas em que será possível programar uma viagem, ainda que por poucos dias. O primeiro feriado prolongado da segunda metade do ano será o da Independência, no dia 7 de setembro, e que em 2012 cairá numa sexta-feira.
Quem ganha com isso, certamente é o turismo e a rede hoteleira. Além, claro, dos turistas que podem aproveitar os passeios por Foz do Iguaçu, por exemplo. O presidente do Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Foz do Iguaçu (SindiHotéis), Carlos Silva, garante que a rede hoteleira iguaçuense está preparada para receber a demanda de turistas que virá nos próximos meses à Terra das Cataratas. “Esperamos ter cerca de 80% dos 22 mil leitos de Foz, ocupados nestes feriados prolongados”, calculou Silva.
Mesmo não tendo feriado prolongado em julho, existem as férias escolares do mês, o que também faz com que famílias viajem. “O perfil do turista nesta época é de famílias, que aproveitam não só os atrativos, mas também a gastronomia da região, movimentando desta forma a economia da tríplice fronteira”, destaca o presidente.
Carlos Silva também tem boas expectativas para o setor nos próximos dois anos, já que estão previstos investimentos de mais de R$ 500 milhões do Ministério do Turismo na rede hoteleira de todo o país, por conta dos grandes eventos esportivos que irão acontecer, como a Copa do Mundo e Olimpíadas do Rio de Janeiro.