$(function(){
// esconde o conteúdo de “saiba mais” que fica no rodape da pagina
$(‘div#contentcolumn .relacionada’).hide();
// armazena o conteudo da div
var contentDivSaibaMais = $(‘div#contentcolumn .relacionada’).html();
$(‘div#contentcolumn .new-div-relacionada’).html(contentDivSaibaMais);
});
Foto: Garon Piceli |
Grandes shows e muita festa para celebrar as Cataratas do Iguaçu uma das novas 7 maravilhas da natureza |
“Com esse reconhecimento oficial, as Cataratas se tornam parte da memória global neste início do terceiro milênio”, disse o presidente da fundação suíça New Seven Wonders, Bernard Weber.
Durante a solenidade de consagração, subiram ao palco, além do presidente da fundação suíça, o diretor da entidade, Jean Paul de La Fuente; o prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo MacDonald; prefeitos de municípios da região e vereadores.
O diretor de Coordenação da Itaipu, Nelton Friedrich, representou o diretor-geral brasileiro da binacional, Jorge Samek. Os presidentes dos comitês locais no Brasil e na Argentina da campanha Vote Cataratas, respectivamente, Gilmar Piolla e Marcelo Almada; e representantes dos países onde estão as outras seis maravilhas da natureza, também participaram.
Foto: Garon Piceli |
Público presente para conferir grandes atrações |
As autoridades descerraram uma placa de bronze alusiva à homenagem. Na placa, que será instalada posteriormente no Parque Nacional do Iguaçu, a Fundação New Seven Wonders enaltece a participação do mundo inteiro na eleição, com votos pela internet e por telefone. A cerimônia e os shows foram gravados e serão transmitidos pela Globo Internacional para suas emissoras em 125 países.
Para o prefeito Paulo Mac Donald Ghisi, “é como se Foz do Iguaçu tivesse vencido a Copa do Mundo da natureza”. Ele elogiou o sistema escolhido pela Fundação para selecionar as sete maravilhas, por meio do voto, o que levou a uma participação popular sem precedentes. E brincou: “Pena que eu não possa levantar a taça (referindo-se à placa de bronze), porque ela pesa 140 quilos”.
Gilmar Piolla, que é superintendente da Itaipu Binacional e presidente do Fundo de Desenvolvimento e Promoção do Destino Iguaçu (Fundo Iguaçu), foi muito aplaudido ao agradecer “o apoio e energia” de todos os iguaçuenses. E afirmou: “Esta conquista mostra que Foz do Iguaçu unida é muito forte. Juntos, trabalhando de forma integrada, somos capazes de superar muitos desafios”.
Foto: JIE |
Prefeito, Weber e Piolla comemoram a consagração |
Segundo Bernard Weber, esse é “um momento histórico, porque nunca antes, na história da humanidade, foi possível ter uma votação mundial para escolha de maravilhas da natureza”. O resultado revela “a participação ativa de cidadãos de todo o mundo e também o empenho dos apoiadores das candidaturas de cada país”.
O diretor-geral da Secretaria de Turismo do Paraná, Luiz Alberto Lenz Cesar, que representou o secretário Faisal Saleh, disse que o título “nos dá orgulho de sermos paranaenses”. Ele afirmou que o governo do Estado irá intensificar as campanhas para fortalecer Foz do Iguaçu como destino indutor.
Os shows – A festa no Gramadão da Vila A foi um presente à população de toda a região de fronteira por ter batalhado pelo voto nas Cataratas. A festa popular começou com a apresentação da banda local Soul Funk, com um público que foi aumentando pouco a pouco. Quando A Banda Mais Bonita da Cidade, fenômeno na Internet (o vídeo com a primeira de suas músicas teve mais de 9 milhões de acessos), o número de espectadores se multiplicou.
A cerimônia de consagração ocorreu antes da apresentação do grupo Cidade Negra e do cantor Daniel, que levou o público ao delírio. O artista, um dos mais populares do Brasil, visitou as Cataratas do Iguaçu e o Parque das Aves pela manhã. Simpático, ele conversou com os turistas que visitavam o Parque Nacional e atendeu jornalistas. “As Cataratas são mesmo uma maravilha, parabéns Brasil”, disse o cantor, que se apresentou pela terceira vez na cidade.
Foto: Garon Piceli |
"A banda mais bonita da cidade" foi o segundo grupo a se apresentar. Vocalista participou do primeiro comercial da Campanha Vote Cataratas |
Dirigível – Durante a tarde, antes do início do evento no Gramadão, os moradores da fronteira puderam apreciar a beleza e a imponência do dirigível da New Seven Wonders, que sobrevoou durante uma hora a região. E muita gente se emocionou. “Nunca tinha visto um. Estou impressionado, é bonito demais”, disse Vilmar Maciel, que trabalhou na montagem da estrutura do show. O dirigível também despertou a curiosidade do técnico de som Anderson Braun, vizinho do Gramadão. “Vim aqui para apreciar. Queria mesmo saber como é que [esta nave] funciona”.
As irmãs Ivanilda Martins da Costa e Maria Izabel Martins da Costa, ficaram maravilhadas. “É o máximo, muito lindo”, disse Maria Izabel. “Toda a festa é maravilhosa porque é uma conquista de Foz e de todos que elegeram as Cataratas do Iguaçu”, completou Ivanilda.
Sábado, em Puerto Iguazú – No sábado (26), a festa de consagração continua em Puerto Iguazú, às 16h, durante a “Festa Cataratas 7 Maravilhas da Natureza”. O evento coincide com o encerramento do festival “Iguazú em Concierto”, que reúne 700 jovens de todo o mundo.
Pauta para fortalecer destino – No domingo (27), haverá o Congresso das Sete Maravilhas da Natureza, com programação em Puerto Iguazú com a participação de representantes de todas as atrações eleitas e da Gestão Integrada do Turismo. O congresso vai definir uma agenda para fortalecer os destinos eleitos e descobrir novos nichos de mercado. Haverá às 16h, uma coletiva no lado brasileiro, no Hotel Slaviero, na Rui Barbosa, esquina com a Rua Tarobá.
Histórico – A celebração acontece seis meses depois de as Cataratas do Iguaçu serem confirmadas como uma das sete maravilhas da natureza. O anúncio foi feito em 11 de novembro, no site da fundação New Seven Wonders, organizadora do concurso. A Amazônia também foi incluída na lista, o que torna o Brasil o único país com duas maravilhas eleitas.