Previous slide
Next slide

Em Foz do Iguaçu, presidente nacional do PT não confirma candidatura de Samek

Previous slide
Next slide

O presidente nacional do Partido dos Trabalhadores e deputado estadual (SP), Rui Falcão, esteve em Foz do Iguaçu na manhã de sexta-feira (24) para uma reunião de mobilização de militâncias e lideranças partidárias não só do PT, mas dos possíveis coligados. A grande expectativa do evento era que o diretor presidente do lado brasileiro (DGB) de Itaipu, Jorge Samek, fosse lançado como pré-candidato a prefeito, entretanto isso não aconteceu.

Apesar de não anunciar a candidatura, Falcão manifestou sua vontade em ter Samek concorrendo à prefeitura “No que depender da direção nacional do partido o Samek vai ser prefeito de Foz do Iguaçu, mas essa decisão não cabe a mim”.
 

Fotos: Garon Piceli
"Se fosse por mim, Samek seria candidato a prefeito de Foz do Iguaçu", disse Rui Falcão

De acordo com Falcão, Samek ainda tem muito a conversar com os colegas da sigla e também com a presidenta Dilma Rousseff sobre sua possível candidatura à prefeitura de Foz do Iguaçu. “O Samek iniciou muitos projetos em Itaipu que ele não pode simplesmente abandonar, isso tem que ser bem planejado”, afirma. 

Já Samek afirmou não ter certeza ainda e disse que esta resposta deve vir só em meados de maio. “Nós ainda não fizemos a convenção do partido, mas se não for eu o candidato nós temos muitos nomes com capacidade para ocupar a função [de prefeito]”.

O vice-prefeito da cidade e presidente estadual do PCdoB, Chico Brasileiro, afirmou – e recebendo calorosos aplausos, que Jorge Samek é o nome que unifica as forças políticas do município. “Eu falo aqui não do presidente de Itaipu, mas do nome que unifica as forças políticas da cidade, e que a gente possa cada vez mais fortalecer essa aliança”.

Falcão não falou sobre outra estratégia, desviou do assunto dizendo “nós só vamos pensar em um plano B, se o plano A não der certo, mas não vamos falar disso ainda”. E disse que Foz do Iguaçu é uma das cidades que o PT tem interesse em se fortalecer politicamente.

A visita de Rui Falcão à Foz do Iguaçu faz parte de um cronograma, o presidente do Partido dos Trabalhadores passará ainda por Cascavel, Maringá e Londrina. É um trabalho de articulação política em cidades-pólo do Paraná.

 
"O PT tem muitos outros nomes bons para Foz do Iguaçu", salientou Samek

De acordo com ele, as coligações do PT em Foz vão depender do candidato a prefeito, mas ele acredita que o Samek seja o nome capaz de aglutinar mais força política. Mas esta decisão só se tornará pública em meados de abril. 

Privataria Tucana – recentemente o jornalista Amaury Ribeiro Jr. lançou o livro-denúncia “A Privataria Tucana”, onde faz diversas acusações a membros do PSDB sobre as privatizações que aconteceram durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. E uma das pautas do livro é também a campanha da presidenta Dilma Roussef, onde ouve uma espécie de “racha” dentro do PT e o atual presidente Rui Falcão, foi um dos principais envolvidos no esquema, de acordo com o livro. 

Segundo Amaury Ribeiro Jr., Falcão foi responsável por montar uma equipe de comunicação paralela à que já existia para a campanha e sondar informações dentro do comitê para a revista Veja. Questionado sobre as acusações, Rui Falcão disse “não tenho nada a acrescentar sobre o que eu li, não tive condições de ver as comprovações das denúncias”.

A assessoria de comunicação dele informou que o deputado já abriu dois processos contra o autor do livro e como o caso está sendo investigado ele não tem falado muito sobre o assunto.

 

 

 

Previous slide
Next slide