Nas semanas que antecedem ao carnaval, as empresas filiadas à Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu (Acifi) serão convidadas a integrar uma campanha de doação de sangue ao Hemonúcleo. A iniciativa é do Conselho da Mulher Empresária e Empreendedora, que procurou a coordenação do banco de sangue para firmar a parceria.
A ação é uma forma de estimular as pessoas a fazerem uma doação de sangue, contribuindo para a manutenção de um fluxo de doadores adequado ao período do feriado prolongado. Pacientes de oito hospitais, em nove cidades da região, dependem de campanhas como essa para serem atendidos.
Ainda não existe um substituto para o sangue humano, portanto é preciso a sua reposição regular e permanente. Para doar sangue são necessários alguns critérios. Em primeiro lugar é necessário ter entre 18 e 65 anos de idade. Mulheres grávidas e durante o período de amamentação não podem doar. É necessário ter no mínimo 50 quilos e boas condições de saúde.
Também é importante dormir seis horas na noite anterior, alimentar-se normalmente evitando comidas gordurosas e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas. Não ter histórico de hepatite após os 10 anos de idade e sem comportamento de risco para DST/Aids. “Os homens podem doar a cada 60 dias e mulheres a cada 90 dias”, lembra a gerente do Hemonúcleo, Solange Nunes.