Vilmar Machado |
Estande brasileiro na Feira de Turismo de Madri, realizada na semana passada, uma das mais importantes do mundo |
Fevereiro começa com uma boa notícia aos empresários que contribuem com a divulgação dos destinos turísticos brasileiros no mercado internacional. Na edição desta sexta-feira (6) do Diário Oficial da União, o governo oficializa a norma que reduz a zero a alíquota do Imposto de Renda incidente sobre os rendimentos de beneficiários residentes ou domiciliados no exterior usados para promover o Brasil nestes países.
Segundo o Decreto nº 6.761, o benefício incidirá sobre despesas com pesquisas de mercado, aluguéis e arrendamentos de estandes e locais para exposições ou feiras, no exterior, inclusive promoção e propaganda nesses eventos, para divulgar destinos turísticos brasileiros.
Com esse benefício da isenção de Imposto de Renda, a perspectiva é consolidar e aumentar a participação brasileira nos principais eventos internacionais de turismo. Para Vilmar Machado, publicitário que trabalha com marketing turístico e que recentemente participou da Fitur de Madri e da Bolsa de Turismo de Lisboa, o investimento da iniciativa privada no continente europeu ainda é modesto. “O estande de nosso País foi muito procurado pelo público, mas poucas empresas do Brasil participaram dos eventos”, destaca. Ele acredita que a crise e o investimento de risco e elevado para os padrões brasileiros – em virtude da diferença cambial – são os principais motivos. “Todo incentivo por parte do governo pra ajudar o setor é bem-vindo. A crise pode ser um problema para uns e uma oportunidade para outros. O Brasil tem grande potencial turístico que não deve ser desperdiçado. É a nossa chance de aproveitar o mercado internacional, já que a moeda estrangeira é forte aqui”, defende o publicitário.
Para ser beneficiada pelo decreto, as empresas precisam registrar as operações no Sistema de Registro de Informações de Promoção (Sisprom), do Ministério do Desenvolvimento, no site www.sisprom.desenvolvimento.gov.br.