Previous slide
Next slide

Acordo impulsiona promoção do turismo de luxo no exterior

Previous slide
Next slide

Embratur
Embratur Jeanine Pires, presidente da Embratur, assina termo de cooperação

Alto nível em serviços, personalização, exclusividade e autenticidade marcam a definição de um segmento que, apesar de responder por apenas 3% do movimento de turistas, é responsável por 25% de toda receita gerada com o turismo no planeta – segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT).

O mercado de viagens de luxo vem ganhando adeptos e para aproveitar esta oportunidade a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) assinou o Termo de Cooperação Técnica com a BLTA (Brazilian Luxury Travel Association). O acordo vai fortalecer o segmento e incrementar a promoção dos destinos brasileiros de luxo no exterior. A assinatura aconteceu durante o Salão do Turismo, em São Paulo, no início de julho, com a participação da presidente da Embratur, Jeanine Pires, e do presidente da BLTA, Nicolas Klenner Peluffo.

A ideia é colocar os destinos e produtos brasileiros de luxo em evidência, com maior participação em feiras internacionais, publicação de materiais, promoção de workshops, convites a jornalistas e operadores estrangeiros especializados, realização de pesquisas e estudos sobre o setor e organização de caravanas com operadores de turismo para conhecer destinos e produtos brasileiros.

“Vemos o crescimento do segmento de luxo no mundo como uma oportunidade para o Brasil. O acordo recém-assinado faz parte da estratégia da Embratur para trabalhar a promoção segmentada para este tipo de turista”, explica a gerente de apoio à Comercialização da Embratur, Karem Basulto. “Hoje, o turista de luxo não busca apenas serviços de primeira qualidade, ele quer viver experiências únicas. E o Brasil, com sua diversidade cultural, natural, patrimonial, étnica e histórica pode proporcionar essa experiência exclusiva e diferenciada para o turista estrangeiro”.

O termo inaugura uma nova forma de cooperação entre a Embratur e o setor privado que atua em segmentos turísticos específicos. O novo formato prevê parcerias sem repasse direto de verbas, com cooperação baseada na troca de informações e na utilização das ferramentas de promoção internacional da Embratur.

Entre os principais destinos de luxo no Brasil estão as praias de Angra dos Reis, Paraty, Florianópolis e Fernando de Noronha, os destinos de natureza na Amazônia, Lençóis, Foz do Iguaçu, Chapada Diamantina, Lençóis Maranhenses, Pantanal e as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.

Um luxo em gastos – A Embratur já participa anualmente da International Luxury Travel Market (ILTM) que acontece em dezembro em Cannes, na França. A ILTM reúne anualmente aproximadamente 3,6 mil profissionais especializados, no maior encontro “business to business” do segmento luxo no mundo. Em 2006, segundo o estudo ILTM Industry Report, viagens de luxo geraram 25 milhões de desembarques mundialmente e US$ 180 bilhões em gastos, ou cerca de US$ 7.200 por desembarque. Entre os maiores emissores de turistas de luxo no mundo estão os Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, França e Itália.

 

Previous slide
Next slide