Search

Acorrefoz se destaca na Meia Maratona das Cataratas

A Associação dos Corredores de Foz do Iguaçu (Acorrefoz) dominou o pódio da categoria para moradores de Foz do Iguaçu na 6ª Meia Maratona das Cataratas, realizada no último domingo (8), no Parque Nacional do Iguaçu. Ao todo, a equipe participou da corrida com cem atletas. Cinco chegaram entre os primeiros lugares nas categorias masculina e feminina.

 

Entre os homens, o vencedor da categoria foi Valmor Fagundes (1h19min51s), da equipe Corpo Saúde. Já a associação conquistou o segundo e terceiro lugares no masculino, com Ramão Benitez (1h21min46s) e Edson Pedro da Silva (1h22min29s). No feminino, a equipe conquistou as três primeiras posições com Aparecida da Silva (1h31min58s), Nilma de Rezende (1h37min39s) e Maria Souza Mesquita (1h43min36s). Aparecida e Nilma ainda atingiram o 18º e o 20º lugar geral, respectivamente.

 

Preparação – A equipe treinou pelo menos três vezes por semana nos meses que antecederam a Meia das Cataratas, sendo um deles no próprio percurso da prova. Os corredores Sidicley Nagasawa, Silmare Aparecida Camargo e Viviane Amboni terminaram a corrida juntos. Eles contaram qual foi a sensação de correr a Meia Maratona. “Treinamos sempre neste ritmo. Para nós, que já conhecíamos o percurso, a mudança foi tranquila. Então estávamos preparados”, disse Sidicley.

 

Para Silmare, foi a ansiedade que mais fez seu coração acelerar antes da corrida. “Não conseguíamos nem dormir, mas superamos, e o importante foi estarmos aqui”, disse. Já Viviane mencionou a emoção que sentiu ao fazer o percurso no Parque Nacional do Iguaçu. “Nós treinamos todas as semanas, mas hoje, correr pertinho das Cataratas, foi a melhor coisa do mundo”, destacou.

 

Emoção – Quem estava na corrida também e chegou muito emocionado foi Raimundo dos Santos, ex-presidente da associação. Ele destacou a organização da prova e a importância do evento para o município. “A nossa cidade sempre é vista como violenta. Eu fico emocionado, porque esta meia-maratona é para provar que Foz do Iguaçu é uma cidade do atletismo, do esporte, da alegria e da paz”, defendeu.

 

Milton Ribeiro dos Santos teve um treinamento forte e especial. Ele trabalha como coletor de lixo e precisa de bom preparo físico para percorrer toda a cidade. “Eu adorei participar desta prova e pretendo participar de outras. Estou um pouco cansado. Tenho 51 anos e já corri em outras provas. Faz muito bem para a saúde e muito bem para nosso coração.”

 

Edimara Alves de Oliveira é presidente do Acorrefoz e revelou que qualquer pessoa pode fazer parte da associação. Basta comparecer à sede, localizada na Rua Minas Gerais, 861, preencher a ficha de inscrição, pagar a mensalidade de R$ 10 e participar das atividades e treinos.