Previous slide
Next slide

ADEOP, Itaipu e MDA iniciam 3ª etapa do Pronaf Sustentável

Previous slide
Next slide

A equipe de instrutores contratada pela Agência de Desenvolvimento Regional do Extremo Oeste do Paraná (ADEOP) dará início nesta sexta-feira (14), em Santa Helena, à terceira etapa do projeto piloto Pronaf Sustentável denominada: “Formação e capacitação de agricultores familiares, jovens rurais e técnicos”. A conquista que está permitindo ao homem do campo o contato com novos conhecimentos e, como conseqüência, a profissionalização na agricultura está sendo possível devido à parceria com a Itaipu Binacional e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Fotos: Divulgação
Um dos exemplos de sucesso foi o curso de Leite a Pasto promovido em Diamante do Oeste

 

Os cursos serão desenvolvidos em Santa Helena, Missal, São Miguel do Iguaçu, Entre Rios do Oeste, Medianeira, Mercedes e Matelândia reunindo moradores da microrregião, seguindo cronograma com datas e locais definidos. A capacitação tem duração de 16 horas, sendo ministrada, sempre, em dois dias. A pessoa inscrita receberá ajuda de custo no valor de R$ 40 para cada dia de participação.

De acordo com secretário executivo da ADEOP, Elsidio Cavalcante o principal objetivo desse projeto, inédito na região, é a formação e capacitação de agricultores familiares, jovens rurais e técnicos, por meio de cursos, para que efetivamente seja possível melhorar a qualidade dos produtos oferecidos, bem como agregar renda às propriedades. “O potencial existe. O momento é de estruturação, da busca de conhecimentos para que haja o desenvolvimento de forma sustentável”, disse.

O enfoque sobre plantas medicinais realizado em 2010 em Mercedes será trabalhado nos dias 15 e 16 de fevereiro em Santa Helena

 

Destaca-se que as medidas centrais do Pronaf Sustentável são focadas no melhor uso dos recursos naturais, especialmente do solo e da água, diversificação produtiva, monitoramento e avaliação dos resultados e alcances sociais, ambientais e econômicos das políticas de apoio ao desenvolvimento rural e aumento da produtividade das unidades da agricultura familiar.

O biólogo Tiago Nogueira está acompanhando de perto os trabalhos e disse estar otimista quanto aos resultados. Segundo ele, os temas diversificados que serão trabalhados, dentro da realidade regional, estão atraindo o homem do campo e até mesmo os técnicos, que estão em busca de novidades no mercado.

Cursos – De 14 de janeiro a 22 de fevereiro serão oferecidos os seguintes cursos: Princípios da Agricultura Orgânica, Crédito, Plantio Direto, Piscicultura, Olericultura, organizações Sociais da Agricultura Familiar, Plantas Medicinais, Planejamento e Administração Rural com enfoque sistêmico e o de Máquinas e Equipamentos para a Produção de Leite.

Serviço – Para efetivar a inscrição e obter informações adicionais, os técnicos, jovens produtores e agricultores de modo geral, podem entrar em contato com o biólogo, Tiago Nogueira pelo telefone (45) 3576-7478 / 9129-4198. Os cursos serão ministrados das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

 

Previous slide
Next slide