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@AdriBordin: As redes sociais auxiliam as marcas a ficarem mais próximas

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Adriane Bordin é desta nova safra de jovens empreendedores – conhecida como geração Y, usa das ferramentas da internet para criar relacionamento tanto pessoal e profissional, e emprega isso em sua vida de forma inteligente.

Ela é publicitária, cursa MBA pela FGV em Marketing de Vendas e atualmente é diretora de marketing da Consessionária Volkswagen Paraguaçu.

Nesta segunda edição da coluna Social Media Foz, Adriane Bordin conta como se interessou pelas redes sociais, porque decidiu usar o Twitter e como ela enxerga o movimento da internet em Foz do Iguaçu. E confirma o que todos esperam da internet no marketing search: “Antes de fazer uma compra procuro me interar da empresa pelas mídias sociais. Fico decepcionada quando não encontro uma empresa de Foz sem site ou nas mídias”.

Perfil
Pessoal
Twitter: @adribordin
Facebook: facebook.com/adribordin
LinkedIn: Adriane Bordin

Profissional
Twitter: @vwparaguacu
Facebook (fanpage): facebook.com/volkswagenparaguacu
Blog: paraguacu.wordpress.com

Leia a integra da entrevista:
PRESENÇA NAS REDES SOCIAIS
Hoje não imagino um mundo em que não existam as Redes Sociais e muito menos a internet. Acho incrível a evolução dos tempos de Mirc e ICQ para Twitter, Facebook e tantos outros que virão. As redes sociais possibilitam o acompanhamento quase que em tempo real do que está acontecendo no mundo, o que as pessoas estão pensando e “curtindo”. Por exemplo: pelo twitter, antes que quaisquer jornais brasileiros postassem em seus sites e blogs, fiquei sabendo da morte do Michael Jackson. Lembro que quando li em um “tweet” fui procurar em sites como globo.com, folhaonline e nada. Na mesma hora lembrei os professores da escola falando daquele mundo globalizado, que não existiam fronteiras. Quando mais nova, achava esse mundo globalizado utópico e muito distante. Podemos observar o poder dessa ferramenta, quando foi utilizada para chamar a população para manifestações na África e Oriente Médio. O Ex-ditador da Tunísia foi derrubado em menos de um mês, após 23 anos no poder. As redes sociais deram voz a quem antes não a tinha. Hoje, são mais de 2 bilhões de pessoas conectadas à internet de acordo com a ONU em 2011. Além de falar com os amigos, as redes sociais são para mim, fonte de informação e conhecimento, apenas é necessário filtrar o que é relevante.


Blog implantado por Adriane Bordin na Paraguaçu


IMPORTÂNCIA DA INTERNET NO TRABALHO E NA VIDA

Ao estudar marketing, uma das primeiras coisas que aprendemos é que os grupos de consumidores estão cada vez mais segmentados, possuem gostos e interesses diferenciados, estão menos sensíveis à recepção de mídias tradicionais (TV, rádio, revista, etc) – principalmente a geração Y formada por jovens que já nasceram em um mundo dominado pela informação, são multidisciplinares, ávidos pela “novidade”. No ramo automotivo, eles podem não ser os reais decisores da compra em si, mas com certeza são influenciadores de peso. Os jovens consumidores indiretos de hoje, serão os clientes diretos de amanhã. Entender como vivem, o que gostam, é essencial para a construção de um relacionamento. E as redes sociais ajudam as marcas a ficarem mais próximas, a manter contato e trocar informações. O lado bom das redes, é que além de ser um ótimo canal de comunicação e interação, essa troca é mais rápida e mais “informal” possibilitando a captação de informações que não seria possível por meio de uma pesquisa tradicional. Grupos de testes de produto, campanha e promoções também podem ser realizados, medindo a receptividade e opiniões sobre um determinado assunto, antes de levar ao grande público, aumentando a possibilidade de êxito da campanha. No lado pessoal, as redes sociais diminuíram as distâncias daqueles amigos e familiares que moram longe, possibilitando o contato diário e mais barato do que a telefonia. Contatos de negócios, como o LinkedIn, ajudam a trocar informações sobre vagas de emprego, possíveis parcerias e contratações. Você pode acompanhar a vida profissional de seus amigos e participar de fóruns.

ANÁLISE DO MOVIMENTO EM FOZ DO IGUAÇU

Sou tão ligada à internet que, antes de fazer uma compra em uma determinada empresa eu procuro se ela possui um site e está nas redes sociais. Pasmem, muitas empresas de Foz ainda não possuem um site ou sequer estão nas redes sociais. É difícil entender, com 2 bilhões de usuários no mundo, a maioria deles em países em desenvolvimento como o Brasil, algumas empresas ainda não vêem o tamanho da oportunidade. Em 2010 eu comecei observar mais empresas iguaçuenses entrando em redes sociais como o Twitter e Facebook, lançando promoções específicas para os internautas. Acredito que continuaremos a ver esse crescimento ao longo dos anos.

AS EMPRESAS ENXERGAM A INTERNET COMO ALIADA?
As grandes empresas, sim. Não que as médias e pequenas também não estejam nas Redes Sociais, a grande diferença é a variedade de conteúdo e criatividade na criação de estratégias voltadas aos internautas. A Volkswagen por exemplo, com o patrocínio do Rock in Rio, voltou sua campanha principalmente para as redes sociais, pelo perfil dos freqüentadores do evento, criou campanhas específicas como aplicativos no Facebook, que coloca você na capa da revista Rolling Stone, o concurso cultural “Vestibular do Rock”, com o VJ da MTV Cazé Peçanha que, em 8 vídeo-aulas, que ensina matérias sobre Divas, Modern Rock, Metal, Pop Latino, Hip-Hop Pop e Rock. O internauta posteriormente fez uma prova de acordo com o estilo musical escolhido e concorreu a 1.000 ingressos para o evento. Vídeo abaixo é da apresentação da campanha:  

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