Previous slide
Next slide

Arapongas promete ir aos tribunais brigar pela vaga na Primeira Divisão

Previous slide
Next slide

Mais uma vez a Divisão de Acesso do Campeonato Paranaense vai terminar fora dos gramados. O Arapongas promete ir ao Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná (TJD-PR), denunciar um novo WO do AFA/Foz. A equipe que mandou seus jogos no estádio do ABC, já não havia comparecido ao jogo contra o Roma, em Apucarana, e na última rodada da competição, atuou com apenas cinco jogadores regulares, e o restante, formado por atletas das categorias de base.

Se confirmado o segundo W.O da equipe iguaçuense, o time seria excluído do torneio, e os resultados obtidos contra ele, seriam anulados. Neste caso, o Arapongas herdaria a segunda vaga para a Primeira Divisão de 2010, hoje pertencente ao Operário, de Ponta Grossa. O Serrano, campeão da Segundona, já está garantido na elite do futebol estadual do ano que vem.

“Fomos vítimas. Estamos estarrecidos e desanimados. Como uma equipe escala um time todo irregular?”, disse o diretor do Arapongas, Seir Joaquim. Mas a punição ao clube de Foz do Iguaçu pode não ser da maneira como deseja o diretor araponguense. Isso porque, a atitude do AFA/Foz não caracteriza um W.O (quando a equipe não comparece ao local da partida), mas sim uma atuação com atletas irregulares. Conforme está previsto no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (STJD), o AFA/Foz poderá ser punido apenas com a perda de pontos e multa pela escalação de jogadores sem condições de jogo.

“Bem ou mal a equipe entrou em campo. O que não caracteriza duplo W.O. O fato é que vamos enfrentar essa disputa no tribunal. Não vou dizer que estou absolutamente tranquilo, mas estamos prontos. Penso que não há como o Operário perder a vaga”, afirmou o advogado do clube, Domingos Moro.

A partida no ABC terminou com o placar de 4 a 0 para o Arapongas. Os gols foram marcados por Jhones, Barata e Júnior Santos duas vezes. Chovia muito em Foz do Iguaçu no sábado (1º) e poucos torcedores compareceram ao estádio na última rodada. Os donos da casa foram comandados na última partida pelo preparador físico Valter Rodrigues.

Histórico de confusões – Em 2008, a segunda vaga para a Primeira Divisão do Campeonato Paranaense também foi disputada nos tribunais. A disputa foi entre o Operário Ferroviário e o Foz do Iguaçu Futebol Clube, que saiu vitorioso.

Na partida decisiva, só a vitória interessava ao clube iguaçuense, que saiu perdendo, mas conseguiu o empate. Esse resultado garantiria o time de Ponta Grossa. Porém, aos 41 minutos do segundo tempo, é marcado um pênalti em favor do Foz FC. Foi o início de uma confusão generalizada, que terminou com o abandono de campo do Operário, que acabou sendo considerado perdedor da partida que não terminou. Mas em seu primeiro ano na Primeira Divisão, o Foz FC não conseguiu se manter, e acabou voltando à Divisão de Acesso, em 2010.

Previous slide
Next slide