Previous slide
Next slide

Arbitral define início da Divisão de Acesso para 1° de maio

Previous slide
Next slide

 

Foto: Washington Sena
Diretor-financeiro, Arif Osman, representou o Foz FC

A Divisão de Acesso do Campeonato Paranaense vai começar no dia 1° de maio. A data foi estabelecida no arbitral ocorrido na sede da Federação Paranaense de Futebol nesta quinta-feira (16), em Curitiba.

 

Assim como em 2011, dez equipes vão participar do certame, entre elas o Foz do Iguaçu Futebol Clube. Os outros nove participantes são o Cascavel CR; Cincão (Londrina); Grecal (Campo Largo); Junior Team (Londrina); Grêmio Maringá; Grêmio Metropolitano (Maringá); Nacional (Rolândia); Serrano (Prudentópolis) e Paraná Clube. Desistiram o Futebol Clube Cascavel e o Iguaçu, de União da Vitória. Entraram em seus lugares o Grecal e o Grêmio Maringá.
 
O regulamento será o mesmo do ano passado, respeitando o Estatuto do Torcedor, no qual diz que um regulamento deve valer por dois anos. Desta forma, o torneio será disputado em turno e returno e o campeão de cada turno se classifica para as semifinais, junto com o terceiro e quarto colocado, na soma geral dos dois turnos. Os campeões de cada turno têm a vantagem de um ponto na semifinal, podendo eliminar o jogo de volta com uma vitória na primeira partida. Caso uma mesma equipe seja campeã dos dois turnos, conquista o campeonato, subindo para a Primeira Divisão, ao lado do segundo melhor clube na soma geral dos pontos.
 
Datas – Três datas foram colocadas para votação no arbitral: 18 de abril, 1° de maio e 13 de maio. Todas começando mais cedo do que em relação ao ano passado, quando iniciou em 22 de maio. Uma medida que, em tese, facilitaria a situação do Paraná Clube, rebaixado ano passado e que terá que disputar, também, a Série B do Campeonato Brasileiro.
 
A data de 18 de abril foi logo descartada, por ser considerada inapropriada para os clubes formarem elencos. Nas outras duas, de maio, deu empate. Cinco clubes cada votaram em datas diferentes. A FPF teve que desempatar, e votou por 1° de maio. O Foz Futebol Clube, representado pelo presidente Loiri Dalla Corte e pelo Diretor-Financeiro Arif Osman, foi um dos clubes que optou por 1° de maio.
 
Em 2011, Londrina e Toledo garantiram as duas vagas para a Primeira Divisão do Paranaense. O Foz Futebol Clube, após conseguir a classificação para as semifinais, foi punido pelo TJD-PR, e depois pelo STJD, pela utilização irregular do lateral direito Alisson, em uma partida em que deveria ter cumprido a suspensão pelo terceiro cartão amarelo.
 
Previous slide
Next slide