Previous slide
Next slide

Argentina: Salvem o turismo, salvem Puerto Iguazú!

Previous slide
Next slide
Mobilização em prol do setor turístico. Imagem: La Voz de Cataratas

Apoiando uma movimentação nacional, que aconteceu simultaneamente em outras cidades argentinas como Bariloche e Córdoba, representantes do setor turístico de Puerto Iguazú se reuniram para uma manifestação na manhã desta quinta-feira no Marco das 3 Fronteiras (lado argentino). 

A mobilização com o tema “Salvem o Turismo” reuniu representantes de agências de viagem, hoteleiros, guias, fotógrafos, taxistas e outros trabalhadores do setor para exigir a unificação de protocolos em todo o país e a retomada do turismo doméstico, bem como o retorno das viagens rodoviárias de longa distância e dos voos domésticos, suspensos desde abril por ordem da ANAC (Administração Nacional de Aviação) da Argentina. Além das pessoas que chegaram até o local acompanhando a passeata desde a Praça San Martin, a mobilização contou com uma carreata que reuniu mais de 200 veículos.

Após quase 6 meses de fechamento, o setor turístico argentino segue sem ver uma luz no fim do túnel, com praticamente zero entrada de caixa e à espera de soluções, por parte do Estado, para salvar o setor. Sem respaldo por parte do Estado, inúmeras empresas do setor já tiveram que fechar, definitivamente, suas portas. 

Ajuda, ainda que tardia

Na manhã de ontem, quarta-feira, foi aprovado, na câmara e no senado, projeto de reativação produtiva da atividade turística nacional. Os setores de turismo, hotelaria e gastronomia em toda a Argentina geram cerca de 1.200.000 vagas de empregos. Com a aprovação do projeto, o Estado deve destinar em breve, cerca de $ 70 bilhões de Pesos em aportes emergenciais para o setor.

Coronavírus na Argentina

Desde 3 de março, dia em que foi registrado o primeiro caso de coronavírus no país, as infecções diárias têm crescido lenta, mas continuamente. Segundo a último relatório oficial, a Argentina atingiu 417.735 casos confirmados de contágio por Covid-19, dos quais 8.660 vieram a óbito. Com esse números, a Argentina, mesmo fechando todas as fronteiras, tornou-se um dos 10 países com mais infecções no mundo em uma lista encabeçada por Estados Unidos e Brasil.

Reabertura de fronteiras? Não, obrigado!

Apesar da manifestação que busca a reativação do turismo na Argentina, em Puerto Iguazú argentinos nem cogitam a reabertura das fronteiras com Brasil e Paraguai. Uma enquete promovida pelo Diário Iguazú Ahora apontou que cerca de 75% dos argentinos que residem na região da fronteira preferem que a fronteira permaneça fechada. A luta, nesse momento é apenas e somente pelo retorno do turismo doméstico.

 

Com informações e imagens: La Voz de Cataratas e Diário Iguazú Ahora!

 

 

Previous slide
Next slide