Search

Argentinos lideram compras no Paraguai e puxam alta histórica no consumo estrangeiro

Gasto de turistas internacionais cresceu 73% em março; brasileiros aparecem em segundo lugar no ranking. O relatório leva em conta apenas pagamentos por meio eletrônico.
Argentinos lideram consumo de estrangeiros utilizando meios de pagamento digital no Paraguai. Foto: Kaká Souza

O Paraguai registrou um aumento histórico no consumo de turistas estrangeiros em março deste ano. Segundo dados divulgados pela processadora de pagamentos eletrônicos Bancard, o volume de compras realizadas por visitantes internacionais cresceu 73% em relação ao mesmo mês de 2024.

O principal motor dessa disparada foi a presença massiva de turistas argentinos, que responderam por 35% do total gasto por estrangeiros. Eles multiplicaram por seis seus níveis de consumo em comparação com março do ano anterior.

Eletrônicos, roupas e alimentos lideram o interesse

Os produtos mais procurados pelos argentinos foram artigos eletrônicos, roupas e alimentos, com destaque para lojas especializadas, supermercados e comércios de tecnologia. Os brasileiros aparecem em segundo lugar, representando 22% dos gastos. Também foram registrados turistas dos Estados Unidos, Alemanha e Espanha, o que demonstra um perfil de visitantes cada vez mais diversificado.

Cerca de 80% do consumo de argentinos e brasileiros concentrou-se em Assunção e Ciudad del Este, dois dos principais polos comerciais do país.

Câmbio favorável atrai mais turistas

A alta no consumo estrangeiro está diretamente ligada ao cenário econômico da região. Na Argentina, a recente liberação do mercado cambial e a valorização inesperada do peso fortaleceram o poder de compra dos cidadãos. Além disso, a inflação argentina, que gira em torno de 55% ao ano, contrasta com os 4,4% do Paraguai, o que torna os preços locais ainda mais atrativos.

Boneco do jogador argentino Messi recepciona compradores argentinos em loja de Ciudad Del Este. Foto: Kaká Souza.

“Esse novo cenário, mais favorável à economia argentina, somado ao alto valor do dólar no Paraguai — que ronda os G$ 8.000 —, ampliou o poder de compra dos turistas argentinos em território paraguaio. Aliado à estabilidade de preços, o país segue sendo um destino atrativo para compras”, destaca a Bancard.

Comércio eletrônico também dispara

O relatório da Bancard também revelou um crescimento expressivo no comércio eletrônico paraguaio no início de 2025. Entre os setores que mais movimentaram transações online estão:

  • Aplicativos de mobilidade: crescimento de 35%;
  • Marketplaces (lojas de abastecimento expresso e delivery de alimentos): 27%;
  • Empresas de telefonia móvel: 11%;
  • Venda de ingressos para eventos: 9%;
  • Plataformas de pagamento nacionais e internacionais: 7%;
  • Aplicativos de postos de combustíveis: 4%.

Além disso, observou-se crescimento constante nos segmentos de farmácias, perfumarias e postos de serviço.

Crescimento contínuo no uso de pagamentos digitais

O uso de cartões de crédito, débito, QR Code (PIX) e carteiras digitais teve um aumento de 38% no primeiro quadrimestre de 2025, em relação ao mesmo período de 2024. A Bancard destaca que o Paraguai vem consolidando a digitalização dos meios de pagamento, ampliando sua presença na rotina dos consumidores.